Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

1 de outubro de 2013

Lixo Eletrônico e Meio Ambiente

INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo desvalorizados e sendo trocados por produtos novos, por esse motivo não são mais utilizados acabam no lixo, causando um grande dano ao planeta, pois se não bastasse os aterros sanitários, agora temos os lixões tecnológicos. Um dos problemas está relacionado aos perigosos componentes químicos presentes nesses equipamentos. O que poucas pessoas sabem, é que eles podem ser reciclados e transformados em outros bens.
LIXO ELETRÔNICO x CENTROS DE RECICLAGEM
Lixo Eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes de equipamentos eletrônicos como: computadores, celulares, televisores, radio etc. Está história começou na última década, quando ninguém sabia o que fazer.
Enquanto isso, quem sofreu foi o meio ambiente. Nos aterros sanitários que recebem o lixo comum, começou a surgir, aos poucos, uma nova categoria. Este lixo libera algumas substancias, por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo prejudiciais para o meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. Alem do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos para a nossa saúde. Podemos explicar um pouco sobre estas substancias e as sua causas para o homem.
Chumbo: Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.
Ádmio - É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.
Níquel - Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.
Mercúrio - Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.
Zinco - Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.
1.1 O ciclo do Lixo eletrônico
Toda matéria que constitui na terra é formada por etapas, com o lixo eletrônico não é diferente. Ele passa por 5 etapas até chegar ao seu destino correto.
Veja quais são:
Lixo Eletrônico
1.2 Países que contribuem para o desenvolvimento e a diminuição do Lixo Eletrônico
Podemos de certa forma, dizer que este lixo vem de países como Alemanha, Suíça e Holanda, dentre outros, que se enquadra em países “civilizados”. No Brasil, o problema se torna um pouco pior, este lixo na maioria das vezes acaba sendo jogado nos lixões juntamente com outros tipos de material, sendo, que com este fator ajuda no aumento da contaminação.
Existem também países que contribui para melhorar esta situação, criado novos projetos e acordos globais.
Reciclagem
Apesar de o problema estar se alastrando, muitas empresas estão tentando diminuir esta situação, reutilizando alguma peça para a fabricação de novos aparelhos, mas, devemos saber que não há uma legislação que estabeleça o destino correto para a sucata digital ou que responsabilize os fabricantes pelo seu descarte. Temos que lembrar também de algumas intuições e países que colaboram para essa diminuição.
Nos países desenvolvidos, há a opção de reciclar o lixo eletrônico levando seus velhos aparelhos eletrônicos a um centro de reciclagem de eletrônicos legítimo, que conduza reciclagem local. Já no Brasil foram adotadas medidas diferentes, procurar centros de reciclagem autorizados ou instituições que trabalham com população carente e fazem um bom uso tanto do computador montado como desmontado, por exemplo. Reciclar se torna uma solução importante contra este problema existente em alguns aparelhos que contem minérios que podem ser extraídas em beneficio ao meio ambiente, por exemplo, o ouro e a prata.
Sabemos que cada dia que passa fica mais cientes de que só estes fatores não irão vencer a quantidade imensa de lixo. Nós, homens também podemos ajudar começando a reciclar devidamente o lixo eletrônico. Temos que colocar as mãos na consciência e agir de maneira correta.
Para começar devemos reduzir, reutilizar e reciclar estes aparelhos eletrônicos, inicialmente não nós render ao mercado, pois, se seu aparelho tiver um bom funcionamento não tem o porquê trocar, estenda vida útil deles, por mais que os avanços tecnológicos estejam evoluindo cada vez mais.
Se pensarmos na seguinte forma: se você comprar hoje um produto que acabou de ser lançado amanhã poderá se arrepender, motivo aparecera outro bem melhor. Por isso pense duas vezes antes de se submeter a este consumismo que mais tarde será prejudicial a você e o espaço que lhe abriga (terra).
Em São Paulo - Por ano, são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico. Um problema que se agrava com aumento do consumo desses equipamentos.
Um vagão de carga de um trem capaz de dar uma volta completa no mundo. Essa é a quantidade de lixo eletrônico produzida pela humanidade todos os anos, de acordo com estimativas da organização não governamental Greenpeace.
Para ser mais exato, são 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, composto de computadores, celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, com ciclos de reposição cada vez mais curtos vão parar no lixo e já representa 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.
Entre as substâncias tóxicas encontradas no lixo eletrônico figuram mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio, retardastes de chamas (BRT) e PVC. Estas substâncias podem causar diversos danos à saúde humana, tais como distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento.
1.1 Tendências
O mercado de reciclagem tem-se desenvolvido muito nos últimos cinco anos, com a entrada de empresas multinacionais e a crescente utilização de produtos feitos a partir de material reciclado. A tendência de crescimento desse setor na América Latina é da ordem de 70%. Como a reciclagem tem uma importância grande para o mundo e o mercado já está saturado em vários países, muitos grupos estão migrando para o Brasil em busca de novos negócios e oportunidades nessa área. Nossa maior dificuldade está no amadorismo da coleta. Ainda não temos um processo adequado para isso, até mesmo porque a educação ambiental não está sendo implantada como deveria. Os três aspectos básicos que impulsionam a reciclagem podem ser resumidos na educação, nas leis que pressionam a sociedade e os produtores a serem mais responsáveis e na economia. Por aqui, ainda estamos trabalhando mais com o aspecto econômico e temos que fomentar a questão dos impostos que são muito altos.
1.2 Etapas da reciclagem
A reciclagem é um processo composto de três fases: coleta e separação, revalorização e transformação. Nessa última etapa, o material coletado, descontaminado e revalorizado passam a ser matéria-prima para a fabricação de novo produto. Somente após o fechamento desse ciclo é que podemos dizer que houve reciclagem.
CONCLUSÃO
Os aterros sanitários estão cada vez mais cheios de lixos eletrônicos alem dos outros.
A população e os órgãos do governo têm que conscientizar as pessoas e as próprias empresas para não adquirirem aparelhos eletrônicos sem necessidade. O Brasil tem o pior índice de lixo eletrônico.
Existe a reciclagem, porem é difícil, nos países desenvolvidos há um modo de reciclagem diferente do Brasil.
O índice de lixo por ano é assustador, os processos de reciclagem estão desenvolvendo-se cada vez mais, mas cada um tem que fazer sua parte só assim vai obter um mundo mais limpo.
Fonte: infocao.dominiotemporario.com
Estudos e referencias no link abaixo:
http://lucidreira.blogspot.com.br/p/estudo.html

Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgados em 2010, indicam que o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico, por habitante, entre as nações emergentes. O levantamento é contestado pelo Ministério do Meio Ambiente. Ainda não existem números precisos sobre a produção de lixo eletrônico no país. Um grupo governamental está realizando um estudo sobre o tema. Assim que for concluído, deve orientar políticas públicas e também ações empresariais para a destinação do lixo tecnológico.

500 milhões de aparelhos obsoletos ou estragados estão na casa dos brasileiros, segundo estimativa do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Gazeta do Povo

11 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    1 de outubro de 2013 12:31

    penso q o maior entulho do nosso meio ambiente é a imbecilidade humana ...

    beijão

  • Luma Rosa says:
    1 de outubro de 2013 14:59

    Oi, Lu!
    Assunto sério, heim? Além do e-lixo ainda temos o lixo espacial. Um perigo navegar entre as estrelas! :)
    As autorizadas representantes das marcas são obrigadas a receber objetos eletrônicos descartados e na internet tem uma lista de locais credenciados.
    Lugar de destino para o lixo tem, falta o povo tomar consciência. Pilhas e baterias de celulares Também são bastante perigosos!
    Boa semana!!
    Beijus,

  • Dorli says:
    1 de outubro de 2013 16:42

    Oi Lu,
    Ninguém segura mais essa modernidade de hoje e a facilidade em comprar em prestações a perder de vista.
    Estamos nos matando paulatinamente.
    Não tem jeito não e se tratando de Brasil......
    Adoro essa matéria: reciclagem do lixo, a arte que vem do lixo. Jura que queria ser uma escultora.
    Beijos
    Lua Singular

  • Felisberto Junior says:
    2 de outubro de 2013 16:16

    Olá!Boa tarde
    Lu
    é verdade,estamos trocando os equipamentos com uma facilidade incrível, em tempo cada vez mais curto, e da mesma forma, descartamos os usados em lixos, causando um grande impacto ambiental, além de colocar em risco a saúde...temos que colocar as mãos na consciência e agir de maneira correta...a consciência sócio-ambiental... promover as vantagens do consumo consciente, da reciclagem e utilização dos materiais eletrônicos.
    Bela partilha!
    sim,eu que agradeço pelo material de divulgação, importante que cada um aproveite da melhor forma e compartilhem...a interação da amizade!
    Obrigado
    Belo dia
    Abraços

  • Inês Andrade says:
    2 de outubro de 2013 19:50

    Olá Lu. Vi seu blog na postagem do blog do Feliz e vim conferir. Eu me preocupo muito com essa questão de lixo, seja ele de que qualidade for e devemos nos preocupar sempre. Mas parece que tem muita gente que não tá nem aí.Já deparei com gente de diploma na mão dizer, não me preocupo, qdo a bomba estourar não estarei mais aqui... E eu disse, e seus filhos e netos, bisnetos etc???Acho que muita gente não consegue entender que precisamos começar "pra ontem"... Mas sinceramente?Penso que nem mesmo os governantes estão se preocupando tanto... Um abraço...
    http://wwwmyblogpinturaarte.blogspot.com/

  • Beatriz Paulistana says:
    3 de outubro de 2013 10:36

    Bom dia Lu!!!
    Vindo te conhecer através do blog do amigo Felis.
    Espero nos vermos mais vezes...seja sempre bem vindo ao meu blog.
    E confesso que não sou muito moderna não.
    Enquanto meus aparelhos eletrônicos funcionam permaneço com eles...podem vir modelos mais modernos que não me incomodo.
    Até meu celular...nem foto ele tira. (risos) Mas sou feliz assim...com os filhos educo da mesma forma...se ainda está bom, por qual motivo temos que jogar fora ou doar para comprar algo da moda??? Pensemos melhor nos gastos e principalmente na conservação ambiental.
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Abraços da Bia!!!

  • Priscila Lima says:
    3 de outubro de 2013 23:01

    oi amiga ,tem muitas dicas interessantes , parabéns por nos informar,e se nós não colaborarmos desde já, o mundo não chegara tão longe. já estou te seguindo venho do agenda de blogs,venha conhecer meu cantinho também. bjs aguardo sua visita. http://pontocruzdapri.blogspot.com

  • Evanir says:
    4 de outubro de 2013 13:05

    Com meu carinho de sempre
    e amor incondicional .
    Estou marcando minha presença
    para desejar um abençoado final de semana.
    Desejo de coração que veja minha postagem .
    Quanto a comentar ficarei feliz mais faça aquilo
    que mandar seu doce coração.
    Beijos que sei final de semana seja na benção e na paz de Deus.
    Evanir.
    Lu gostei dessa postagem a vida entre tantos entulhos fica cada dia mais difícil principalmente nas grandes cidades.
    Amigo por favor deixa seu link do blog de receitas pode ser?

  • Lu Nogfer says:
    4 de outubro de 2013 21:11

    A modernidade vem se aproximando cada vez mais e ai ninguem pensa no bolso e na saude.
    É de fato, incontrolavel!

    Forte abraço e um lindo fim de semana!

  • Fernanda Bender says:
    5 de outubro de 2013 02:19

    Essa mania de ficar trocando o tempo todo de celular para se ter sempre o último lançamento do mercado deveria ser repensada por muitos...
    Como sempre, uma postagem super informativa! Tenha um excelente fim de semana, um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

  • Residenci-lar/Neilza says:
    7 de outubro de 2013 14:07

    Bem amigo gostei muito dessa matéria!
    E lhe digo eu crio uma Galinhas para recicla o lixo da minha cozinha! Sempre tive uma horta pequena já que não tenho espaço, agora mesmo estou fazendo um plantio e muito gostoso saber que eu posso fazer algo para melhora o futuro, tipo colher a água da chuva para limpar o quintal já que eu tenho cachorros entre outras coisas, o meu lixo eletrônico tipo teclado pilhas chuveiros lâmpadas cartuchos de tintas impressoras eu junto e dou para alguma instituição que possa recolher no momento estou esperando o recolhimento!
    Mais poucas pessoas sabem o que fazer!

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.