Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

19 de outubro de 2013

Poluição do ar é uma das causas do câncer

Imagem: Google

Ar poluído traz substâncias cancerígenas como o amianto, o plutônio e a poeira de sílica

O ar que respiramos está repleto de substâncias cancerígenas e contribui com centenas de milhares de mortes por ano, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (AIPC), subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O relatório disse que 223 mil mortes por câncer de pulmão ocorridas em 2010 no mundo resultaram da poluição atmosférica, e que também há fortes indícios de que a contaminação do ar eleva o risco de câncer de bexiga.

Já era sabido que a poluição atmosférica, decorrente principalmente das emissões de gases no transporte, geração energética, indústria e agricultura, eleva os riscos de diversas doenças cardiorrespiratórias.

Algumas pesquisas sugerem que nos últimos anos a exposição à poluição cresceu significativamente em algumas partes do mundo, especialmente em países populosos e que passam por uma rápida industrialização, como a China.

"Agora sabemos que a poluição atmosférica externa é não só um grande risco à saúde em geral, mas também a principal causa ambiental das mortes por câncer", disse Kurt Straif, diretor da seção de monografias da AIPC, que tem a tarefa de classificar os agentes cancerígenos.

Em nota divulgada após uma semana de reuniões entre especialistas que revisaram a literatura científica mais recente, a AIPC disse que a poluição atmosférica ao ar livre e o material particulado --um importante componente da poluição-- devem passar a ser classificados como agentes carcinogênicos do Grupo 1.

Essa classificação abrange mais de cem outros agentes cancerígenos conhecidos, como o amianto, o plutônio, a poeira de sílica, a radiação ultravioleta e o cigarro.

A classificação já abrangia também muitas substâncias habitualmente encontradas no ar poluído, como a fumaça dos motores a diesel, solventes, metais e poeiras. Mas esta é a primeira vez que os especialistas classificam o próprio ar poluído dos ambientes externos como uma causa do câncer.

Nossa tarefa foi avaliar o ar que todos respiram, em vez de focar em poluentes específicos do ar", disse Dana Loomis, subdiretora da seção. "Os resultados dos estudos revistos apontam na mesma direção: o risco de desenvolver câncer de pulmão é significativamente maior em pessoas expostas à poluição atmosférica."

Embora os níveis e a composição da poluição atmosférica variem muito de um lugar para outro, a AIPC disse que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo.

Christopher Wild, diretor da agência, disse que a classificação da poluição atmosférica como um agente carcinogênico é um passo importante no sentido de alertar os governos sobre os perigos e os custos em potencial.

"Há formas muito eficientes de reduzir a poluição atmosférica e, dada a escala da exposição que afeta as pessoas no mundo todo, este relatório deveria passar um forte sinal à comunidade internacional para agir." 

Fonte: UOL
Imagem: Google meramente ilustrativa.

7 comentários :

  • Dorli says:
    19 de outubro de 2013 01:02

    Oi Lu
    Eu nunca vi tanta gente morrer de câncer como nos tempos atuais.
    Quando menina eram poucos o casos dessa doença e olha que morava no interior e não tinha poluição, mas tantos os homens como as mulheres fumavam muito aquele cigarro de palha.(fedido).
    Morriam sem assistência médica.
    Mas, hoje só perde pela morte em acidentes.
    Boa matéria
    Beijos
    Lua Singular

  • Maria de Lourdes says:
    19 de outubro de 2013 14:26

    Olá Lu! concordo com o comentário, hoje em dia a maioria das mortes são motivadas pelo cancer, doença terrível. A poluição está acabando com a nossa saude, aqui por enquanto sofremos de rinite por causa desta "bendita" poluição!

  • Beth Muniz says:
    19 de outubro de 2013 15:32

    Lu,
    Em agosto eu passei três dias no ABC Paulista e quase não conseguia respirar. Até sinusite eu tive. É terrível mesmo. É o preço da industrialização desenfreada e da 'modernidade', que temos que pagar...
    Faço a minha parte usando transporte coletivo, mais que o carro, que deixo para os finais de semana.
    Beijão.

  • Fernanda Bender says:
    19 de outubro de 2013 19:12

    Pior que morando na cidade só não respirando então...rsrsrs
    Um dia ainda quero morar no campo... nada como ar puro e uma vida mais tranquila. Acho que essa agitação e correria também é causa de muitas doenças ruins.
    Um abraço!!

  • Adriana Paz says:
    20 de outubro de 2013 20:24

    Verdade,Lu.Por isso,saí da capital e fui para uma cidade linda do interior,sem fábricas,poucos carros,mar! Um paraíso.

    Mas o câncer tem causas genéticas também e como influem!

    Beijinhos e lindo domingo

    Dryka



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

  • Felisberto Junior says:
    21 de outubro de 2013 18:10

    Olá!Boa noite
    Lu
    a poluição do ar está terrível mesmo! Espero mesmo que essa classificação da poluição atmosférica como um agente carcinogênico seja um passo importante no sentido de alertar os Governos sobre os perigos,e que estes,REALMENTE,tomem as devidas providências.
    Bela partilha!
    Agradeço!
    Bela semana
    Abraços!

  • Vera Lúcia says:
    21 de outubro de 2013 23:25


    Oi Lu,

    De fato, a poluição atmosférica anda causando vários danos à saúde dos cidadãos. Até para caminhar fica difícil, pois não há como encontrar um lugar menos poluído, já que moro na capital mineira. Não sabia que tal poluição é também causa de mortes por câncer.
    Espero que esta classificação da poluição atmosférica como um agente carcinogênico sirva realmente de alerta para que os governos tomem medidas para reduzir a poluição.

    Ótimo artigo.

    Abraço.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.