Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

14 de janeiro de 2014

Olha a descoberta dos cientista sobre o sonho?

Sonhar é uma espécie de terapia noturna, que nos ajuda a lidar melhor com as emoções e a superar coisas ruins.

Esta é a conclusão de um estudo realizado na Universidade da Califórnia - Berkeley, Estados Unidos.

Segundo a equipe liderada pelo professor Matthew Walker, os sonhos acontecem na fase do sono conhecida como REM (movimento rápido de olhos, da sigla em inglês), na qual está desligada a química do cérebro causadora de estresse. Dessa forma, podemos processar as emoções, retirando o peso das memórias difíceis.

Essas informações ajudam a explicar porque pessoas com estresse pós-traumático nãos e recuperam facilmente e sofrem pesadelos. E dão pistas do por que sonhamos.

Dorme, dorme

O sono é uma fase que nos ajuda no aprendizado, na memória e na regulação do humor. Neste mais recente estudo, os pesquisadores focaram na importância da fase REM, na qual as memórias são reativadas, colocadas em perspectiva e integradas.

Eles selecionaram 35 adultos e os dividiram em dois grupos: cada um viu 150 imagens com grande carga emocional, duas vezes ao dia, num intervalo de 12 horas, enquanto tinha seu cérebro monitorado por ressonância. Um dos grupos assistia às imagens de manhã e à noite; o outro, no entanto, assistia de tarde e pela manhã, após uma noite de sono.

O segundo grupo apresentou uma queda significativa na reação emocional: o scanner revelou uma diminuição de atividade n a parte do cérebro que processa emoções.

Os pesquisadores também gravaram a atividade cerebral durante o sono e notaram que há uma queda de um dos principais químicos associados ao estresse (norepinefrina).Os resultados da pesquisa, publicados na Current Biology, indicam que, ao processar emoções sem este químico, acordamos no dia seguinte com as experiências aliviadas da carga emocional.

Esses resultados têm algumas outras implicações. Normalmente, a fase do REM, na qual sonhamos, dura 20% do sono. No entanto, no caso de pessoas com algum tipo de estresse pós-traumático, essa fase do sono está desregulada; por isso, o indivíduo apresenta flashbacks: situações em que liberam toda a emoção, uma vez que esta não foi “retirada” da lembrança durante o sono.

Fonte: por Paula Rothman - INFO Online 

Também hoje dia 12 de janeiro os baianos comemoram com um cortejo com mais de 1 milhão de pessoas a lavagem das escadarias do N. Sr. do Bonfim.
Veja matéria neste blog no link:   http://lucidreira.blogspot.com/2010/01/bahia-esta-em-festa.html publicado em 2010


O blog do Lu Cidreira também rende homenagem a cidade de Belém pelo dia do seu aniversário de fundação, parabéns Belém do Pará. Veja no link: http://lucidreira.blogspot.com/2011/01/homenagem-cidade-de-belem-aniversario.html

5 comentários :

  • Reflexo d'Alma says:
    14 de janeiro de 2014 07:25

    Ótima matéria como sempre.
    Bjins
    Catiaho Alc.

  • Adriana Paz says:
    14 de janeiro de 2014 11:07

    Excelente post,Lu.

    Estudei sobre isso e é super verdade.

    Sentindo falta de suas visitas.


    Beijinhos e ótima semana

    Dryka

    Face Book :

    https://www.facebook.com/adriana.paz.505960



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias






  • Patricia Galis says:
    14 de janeiro de 2014 12:58

    Muito interessante mesmo os meus sonhos são verdadeiros filmes, além de sonhar colorido parecem reais demais...tantos os bons qto os ruins rsrsrs

  • Dorli says:
    14 de janeiro de 2014 13:23

    Oi Lu,
    Dizem que todos sonham, se isso é verdade por que tem gente que não lembra dos seus sonhos?
    Às vezes, acordo assustada, mas não lembro ter sonhado com alguma coisa.
    Beijos
    Lua Singular

  • Daniel Costa says:
    14 de janeiro de 2014 16:43

    Posso não estar de acordo por experiência própria? Passei o pós traumático, em que cerca de oito anos não sonhei. Antes e depois os meus sonhos são sempre de casos de felicidade.
    Ah, estudo o fenómeno.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.