Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de março de 2014

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.
tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”.A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento.
Os principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos, rins e etc.
A doença é curável através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde.
É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.

SINTOMAS

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose.
Podem também existir gânglios no pescoço.
Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas

Fonte: Ministério da Saúde,  www2.portoalegre.rs.gov.br

Olha ai o alerta do Ministério da Saúde sobre uma doença que sabemos tem cura e pode ser prevenida.

Nos próximos dias também se comemora:

Dia da Constituição Política do Brasil
25 de Março
Dia da Constituição Política do Brasil
Dia do Aniversário de Porto Alegre
26 de Março
Dia do Aniversário de Porto Alegre
Dia do Cacau
Dia do Circo
27 de Março
Dia do Circo
Dia do Teatro
27 de Março
Dia do Teatro

13 comentários :

  • Tunin says:
    24 de março de 2014 15:33

    Úteis informações, Lú. Muita gente ainda não percebe os sintomas desse mal tão antigo e tão presente na vida do brasileiro, principalmente dos nordestinos.
    Obrigado pelas explicações.
    Abração.

  • Gracita says:
    24 de março de 2014 16:51

    Oi Lu
    Um artigo espetacular. Quanto mais informado é o povo melhor ele pode se cuidar. Aplausos para você pela riqueza do texto. O seu contributo é de de grande valor
    Um carinhoso abraço
    Gracita

  • Maria de Lourdes says:
    24 de março de 2014 23:13

    Olá Lu! Ótima a sua postagem. A tuberculose apesar de ser uma doença antiga, ela é presente ainda nos dias de hoje. Sem contar tambem que existe ainda o preconceito, o que leva a pessoa a não procurar o médico. O que pode ser fatal. Já vi pessoas passando por essa situação.

  • Vera Lúcia says:
    25 de março de 2014 13:16


    Oi Lu,

    Artigo de grande relevância, pois o alerta quanto aos sintomas pode ajudar no diagnóstico precoce, possibilitando a cura mais rápida da doença e evitando a sua propagação.

    Parabéns por compartilhar!

    Abraço.

  • Beth Muniz says:
    25 de março de 2014 15:04

    Já tive.
    É perfeitamente curável, se o tratamento for levado à sério.
    Se não for tratada, pode levar à morte lentamente...
    Boa matéria Lu.
    Esclarecedora e de utilidade pública.
    Beijão.

  • Olinda Melo says:
    26 de março de 2014 11:19


    Obrigada, Lu Cidreira, por este post sobre a Tuberculose, uma doença que fez tantas vítimas e que, segundo as notícias, está a voltar.

    Como bem se refere aqui é uma doença que tem cura, graças a Deus. O importante é estarmos atentos aos sinais e procurarmos ajuda.

    Abraço

    Olinda

  • Dorli says:
    26 de março de 2014 15:36

    Oi Lu
    Desculpe Lu, não vou ler sua postagem, pois vai me trazer muita tristeza.Foi por causa dessa maldita doença que minha família foi destroçada, indo cada um para um lugar. Minha mãe não morreu porque era mineira e muito esperta. Naquele tempo não tinha cura. A cura era a morte e ela sobreviveu.
    Me perdoa amigo, a saudade ainda dói.
    Beijos
    Lua Singular

  • Anne Lieri says:
    26 de março de 2014 16:33

    Lu, um grande alerta! Estava lendo outro dia sobre isso e é preciso conscientizar as pessoas,pois essa doença tem cura. bjs,

  • Felisberto Junior says:
    26 de março de 2014 16:58

    Olá,Lu
    sim, muito esclarecedora a sua postagem. Passei por momentos ruins, esses dias atrás, por causa de meu irmão.Ele tinha todos os sintomas de tuberculose, mas exames não detectaram, somente (entre aspas) pneumonia.Sim, o contágio é muito preocupante!
    Bela postagem, boa noite, belos dias,abraços!

  • Evanir says:
    26 de março de 2014 18:16

    Muitas vezes só necessitamos de uma palavra de conforto, de ânimo,
    de alguém que dedique um pouco do seu tempo para nós.
    E são nessas muitas vezes que encontramos nossos amigos virtuais!
    Hoje venho te abraçar pelo dia do amigo virtual.
    Você é benção na minha vida.
    Quero estar em sintonia contigo
    por muitos anos .
    Como muito carinho deixei um mimo na postagem,
    simples mais de todo coração.
    beijos te agradeço pela nossa amizade.
    Evanir.

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    27 de março de 2014 11:01

    É inacreditável q ainda temos q conviver com isto né?

  • Dorli says:
    27 de março de 2014 12:05

    Oi Lu,
    Agora mais calma li o seu texto, muito bom para os jovens que abusam a vida. Ela mata e leva mais pessoas juntas, quando não detectada a tempo.
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

  • Patricia Galis says:
    1 de abril de 2014 23:04

    Um excelente post. Meu sogro teve, graças a Deus foi bem diagnosticado e foi curado. Bem como disse no post quase que confundiram com gripe.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.