Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde


7 de Abril

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.

Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Vida Saudável

A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre.
Aqui estão alguns deles:

Alimentação adequada

A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, hidratos de carbono (açúcares), gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.
Hambúrguer com refrigerante e cachorro-quente com fritas podem parecer apetitosos e irresistíveis, mas não são a base da alimentação. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais.
Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.
Veja alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo:
Vitamina C
Limão, caju, laranja, folhas verdes etc.
Sais Minerais
Tomate, maçã, legumes, folhas etc.
Potássio
Banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc.
Cálcio
Leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc.
Vitamina A
Cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc.
Fibras
Hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais.
Ferro
Vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.
A falta destes alimentos pode causar problemas à saúde: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, pele feia, entre outros.
Mas atenção! A alimentação deve ser adequada à idade da pessoa e as quantidades dos alimentos não podem ser insuficientes nem excessivas. Ovos, por exemplo, contêm colesterol. Se você ingeri-los em grande quantidade ou com muita freqüência, estará aumentando seu colesterol, uma substância presente no sangue que em excesso pode entupir artérias e provocar problemas de circulação. Gorduras animais também têm o mesmo efeito na corrente sangüínea. Por isso, não se deve abusar de alimentos como creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, banha, frituras, entre outros.
Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!
Você sabe o que é o Ministério da Saúde?
O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.
Veja alguns Especiais relacionados:
Higiene bucal
Higiene
Alimentação Saudável
As crianças são o nosso futuro e as suas mães são as suas guardiãs. Contudo, só este ano, mais de meio milhão de mulheres morrerá durante a gravidez ou o parto. Quase 11 milhões de crianças morrerão, antes de completarem os cinco anos – quatro milhões delas durante o primeiro mês de vida. Quase todas estas mortes, muitas das quais se poderiam evitar, se registarão nos países em desenvolvimento.
Foi sobre esta crise de saúde pública, tão descurada e de que a imprensa fala tão pouco, que se centrou o World Health Report 2005 – Make every mother and child count (Relatório de 2005 sobre a Saúde no Mundo – Fazer com que todas as mães e crianças contem). Contam porque valorizamos todas as vidas humanas. E contam porque mães e filhos saudáveis são a base em que assentam as comunidades e nações saudáveis e prósperas.
Quando foram adotados, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, há cinco anos, os governos de todo o mundo prometeram reduzir, até 2015, a mortalidade materna em três quartos e a mortalidade de menores de cinco anos em dois terços. Em algumas regiões, foram alcançados progressos, mas, noutras, assistiu-se a uma estagnação. E, em alguns países, registou-se mesmo um retrocesso.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade não só de dar destaque a este problema mas também de incentivar a ação. É um momento para lançar um apelo a todos os nosso parceiros – Governos, doadores internacionais, sociedade civil, setor privado, meios de comunicação social, famílias e público em geral - para que organizem iniciativas sustentáveis a favor da sobrevivência, saúde e bem-estar das mães e das crainças. Neste Dia Mundial da Saúde, reafirmemos a nossa dedicação a esta missão..
  
Fontes: www.ibge.gov.br,  www.smartkids.com.br, Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas - RUNIC

7 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    7 de abril de 2014 10:57

    super interessante este novo conceito de saúde q inclui o aspecto social ... muito bem lembrado ...

    Beijão

  • Maria de Lourdes says:
    7 de abril de 2014 20:20

    Olá Lu! Bem lembrado e obrigada por compartilhar. Esse é sem dúvida o nosso maior bem. "A Saude" e no dia Mundial da Saude, vamos nos lembrar mais um pouco de nós mesmos e das nossas ações e atitudes. Abraços

  • Beth Muniz says:
    8 de abril de 2014 16:16

    Oi Lu,
    O mais interessante do seu texto é que ele fala sobre saúde, e não com o foco nas doenças.
    No Brasil, há a cultura de se dar mais importância às doenças que a prevenção das mesmas.
    Como profissional da área, fico feliz em ler textos igual ao seu.
    Parabéns!
    Obrigada.
    Um abraço.

  • Maria José Rezende de Lacerda says:
    9 de abril de 2014 09:20

    Uma visão bem mais ampla. Gostei. Grande abraço.

  • Dorli Silva says:
    10 de abril de 2014 23:57

    Oi Lu, Você acabou de colocar a postagem sobre o dia da saúde e ficou com virose.
    Aqui está dando dengue.
    Vá também no Lua Singular
    Estimo as melhoras
    Beijos
    Mundo dos Inocentes

  • Dorli says:
    12 de abril de 2014 01:07

    Oi Lu

    Já ganhou o meu voto.kkk
    Fica um pouquinho de molho que logo passará.
    Beijos
    Lua Singular

  • Vera Lúcia says:
    12 de abril de 2014 21:40


    Oi Lu,

    Um belo artigo para homenagear e destacar uma data tão importante. Saúde é o nosso maior tesouro. E como bem salientado no artigo, saúde implica em estar bem física, mental e socialmente.

    É grande o desafio do Ministério da Saúde nessa área.

    Espero que você se recupere rapidamente dessa virose. Afinal, hoje em dia, qualquer mal estar indefinido é desde logo diagnosticado pelos médicos como virose.

    Abraço.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.