Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

22 de abril de 2014

O dia do Descobrimeento


descobrimento do Brasil, aconteceu no dia 22 de abril de 1500, pelos europeus deu-se no contexto da expansão marítima que ocorreu em fins do século XV. A suspeita da existência de terras a ocidente era bastante forte, sobretudo, após a primeira viagem de Cristóvão Colombo (1492), o que explica a insistência do rei de Portugal dom João II durante as negociações do Tratado de Tordesilhas (1494) para estender até 370 léguas a oeste de Cabo Verde as possíveis terras portuguesas. A presença de navegadores espanhóis no litoral brasileiro em 1499-1500 é discutida.
É o caso, por exemplo, de Alonso de Ojeda, que teria chegado ao Rio Grande do Norte, de Vicente Yáñez Pinzón, que partiu de Palos, em 18 de novembro de 1499, e positivamente desembarcou no litoral do brasileiro. Chegou ao cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, que chamou de Santa Maria de la Consolación. No entanto, alguns historiadores acham que pode ter sido a ponta de Mucuripe ou a ponta da Jabarana, no Ceará. Seguindo em direção noroeste descobriu a embocadura do rio Marañon e a do Orinoco que chamou de mar Dulce. Ainda no litoral norte descobriu o cabo de São Vicente, atualmente cabo Orange.
Um mês depois da partida de Pinzón, Diego de Lepe seguiu a mesma rota explorando a costa do Brasil ao sul do cabo de Santo Agostinho. Do lado português, é provável que Duarte Pacheco Pereira, autor do Esmeraldo de situ orbis, tivesse estado no Brasil em 1498 ou 1499. Entretanto, a descoberta oficial deu-se com a expedição de Pedro Álvares Cabral, fidalgo português nomeado pelo rei para comandar a expedição que se destinava à Índia, dando continuidade à abertura da rota para aquela região descoberta, em 1498, por Vasco da Gama. A frota de Cabral era composta por 13 navios, financiados com capitais reais e particulares, inclusive de comerciantes estrangeiros.
Partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500. Acompanhavam Cabral navegadores experientes como Bartolomeu Dias, o descobridor do Cabo da Boa esperança, Nicolau Coelho, Sancho de Tovar e Gaspar de Lemos. A viagem até o Brasil estendeu-se até o dia 22 de abril, quando foi avistado no litoral sul do estado da Bahia um monte, batizado de monte Pascoal. A nova terra foi primeiramente chamada Vera Cruz e, no ano seguinte, Terra de Santa Cruz. Só posteriormente seria denominada Brasil em decorrência da abundância da árvore pau-brasil existente, no século XVI, na mata Atlântica. A esquadra permaneceu no Brasil até o dia 2 de maio, tendo sido rezadas duas missas, pelo franciscano frei Henrique de Coimbra (26 de abril e 1º de maio). Foram feitos contatos com indígenas e deixados alguns degredados. A expedição seguiu viagem para a Índia, enviando-se Gaspar de Lemos de volta a Portugal para informar ao rei a descoberta. O principal documento que narra tais eventos é a carta escrita ao rei dom Manuel I, o Venturoso pelo escrivão Pero Vaz de Caminha.

Armada de Cabral

Descobrimento do Brasil
Fonte: www.brasilnoar.com.br, www.geocities.com

Leiam mais sobre o Descobrimento do Brasil nos links abaixo:
http://lucidreira.blogspot.com.br/2012/09/a-verdadeira-descoberta-do-brasil.html
Aqui está a segunda parte do Verdadeiro descobrimento do Brasil, leiam no link:
http://rebobinandomemoria.blogspot.com.br/2009/12/origem-de-toda-corrupcao-verdadeira.html

Comemora-se também neste dia e nos dias seguintes:
Dia da Terra
22 de Abril
Dia da Terra
Dia da Força Aérea Brasileira
22 de Abril
Dia da Força Aérea Brasileira


Dia de São Jorge
23 de Abril
Dia de São Jorge
Dia Mundial do Escoteiro
23 de Abril
Dia Mundial do Escoteiro
Dia Mundial do Livro
23 de Abril
Dia Mundial do Livro

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    22 de abril de 2014 15:23

    Vivas ao Brasil e q ele se torne um gigante um dia

  • Tunin says:
    23 de abril de 2014 16:29

    Uma belíssima aula de história do Brasil.
    Abração.

  • Dorli says:
    27 de abril de 2014 15:13

    Oi Lu,
    Espero que você não acredite nessa história, pois quem descobriu o Brasil foram os índios. Aí já é outra história muito complicada.Quando os portugueses chegaram aqui, quem morava no Brasil? Os portugueses tentaram escravizar os índios e não conseguiram, pois conhecedor das matas, nunca mais os encontrariam.Desistiram e foram escravizar os negros: vergonha para o nosso país e África.
    Eu tenho um livro de "José Bonifácio de Andrada e Silva" que conta toda a podridão dessa época e sempre foi essa história que contava para meus alunos.
    Até porque essas questões nem caem em vestibular nenhum, pois seria uma inundação de recursos.
    Beijos
    Lua Singular

  • Dorli says:
    27 de abril de 2014 15:18

    Oi Lu,

    Desculpe, faltou uma coisa.
    22 de abril se comemora-se a posse do Brasil pelos portugueses.
    Beijos
    Lua Singular

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.