Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de julho de 2014

Dia do Escritor


O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística.
A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto").
Assim, temos registros de grandes escritores da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento... e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
O escritor convence graças ao poder de sua paixão pela palavra, e não prioritariamente pela paixão que dedique a uma causa.
Ou melhor, a sua causa sempre foi e será a palavra, caminho e céu de todas as causas. E de todas as paixões.
O texto literário nasce das mãos do escritor. No dia do escritor comemoramos a solidão diante da palavra, a verdade, o medo, a alegria, o amor indizíveis de só saber escrever.
Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).
No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Luis Fernando Veríssimo, tal como em Portugal, onde surgiram nomes como José Saramago, Lídia Jorge, ou os falecidos Eça de Queiroz e Miguel Torga, entre muitos outros que, mesmo não sendo tão reconhecidos mundialmente, deixaram um importante legado no panorama da Literatura lusófona.
Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances (romancistas), pois o autor de livros de auto-ajuda e de textos jornalísticos pode também ser considerado um escritor.

Fonte: Nossa Língua, Nossa Pátria,  www.pariagrande.org
Imagem: Google, meramente ilustrativa.
Nesse dia também se comemora os dias;

Dia de São Cristóvão
25 de Julho
Dia de São Cristóvão
Dia do Colono
25 de Julho
Dia do Colono

Dia do Motorista
25 de Julho
Dia do Motorista

É um pesar que no mês de julho tenhamos perdido já quatro  dos nossos grandes mestre da literatura nacional, João Ubaldo Ribeira , Rubem Alves e Autran Dourado autor da Ópera dos Mortos sem falar  do paraibano Ariano Suassuna que acometeu-se de um AVC hemorrágico vindo a falecer no dia 23/07/2014 no Hospital Português do Recife.
Então a nossa cultura fica órfã com as perdas desses monstros da literatura brasileira citado acima. 
O legado deixado pelos grandes mestres fica para que todos nós possamos buscar um pouco dessa cultura escrita por eles, para quem gosta de ler fica ai a dica!
Esperamos que os leitores de plantão venham buscar mais conhecimento dentro dos livros, jornais e escritos deixados por esses magnânimos formadores de opinião.

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    25 de julho de 2014 08:31

    Qdo Criança fui coroinha na Igreja de S. Cristóvão aqui em BH ... era uma festa a carreata ...

    Então ... Dia do Escritor hoje sem a presença de 03 pilares né?

    Beijão

  • Dorli says:
    25 de julho de 2014 12:16

    Olá Lu.
    Sim, hoje é dia do escritor. Cada um é escritor da sua própria vida.
    Eu sou apenas curiosa, mas o que gosto mesmo é inventar grandes histórias orais para crianças, então eu sou uma contadora de histórias infantis criadas na hora.kkk
    Era, agora me aposentei de tudo, não sei nem o dia da semana em que me encontro. Vivia com o relógio direto no pulso.Faz três anos que não uso relógio.
    Um abraço a todos os escritores, ou seja, aqueles que nos prendem à atenção.
    Eu já li um livro de 784 páginas em dois dias( adoro livros cômicos). Gosto de ler na área da minha casa.Todos veem.
    Aqui, depois de uma grande estiagem choveu um pouquinho e está frio: já, já caio na cama e deixo a vida passar.
    Beijos no coração
    Lua Singular

  • Maria de Lourdes says:
    25 de julho de 2014 21:46

    Olá Lu! Muito bem lembrado. Existem livros para todos os gostos e escritores para cada tipo de leitor. Adoro livros, o bom livro ajuda muito e educa. Acho linda a história de São Cristovão tambem! Parabens por lembrar

  • João Vicente Petinelli Carvalho says:
    26 de julho de 2014 06:46

    Olá meu caro amigo,
    Fiquei emocionado com o post em homenagem ao dia do escritor, pois são tão poucos divulgados em nossa cultura, onde existem tantos que são fantásticos.Infelismente as grandes 4 perdas neste mês não nos deixa comemorar à altura. Bela homenagem!!
    abraços,

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.