Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

30 de agosto de 2014

Cuba e sua história - continuação


CUBA, NO CENTRO DE UM SONHO

As praias, as ilhotas, os caios a a história do Arquipélago Cubano emergem à realidade, como se fosse um sonho. A beleza es indescritível e incomensurável, igual aos plácidos sonhos da infáncia. Tudo nela fica por descobrir para aquele que considera a si próprio como um verdadeiro viajante.
O paraíso encontra-se agora no calor do Caribe, nas deliciosas praias de águas transparentes, nas numerosas grotas a conservarem vestígios da cultura aborigem, nos monumentos carregados de história, na vital cultura musical que tem contagiado
a metade do mundo, e no engenho e hospitalidade dos habitantes. Convidamos-lhe a descobrí-lo por si próprio. Corresponde aos viajantes encontrar este paraíso e deixar apenas as pegadas.
A Pérola do Caribe, como é chamada, oferece ao vistante grandes cidades, tesouros da arquitetura colonial, como Baracoa, Bayamo, Trinidade, Sancti Spíritus, La Habana ou Camagüey. Outras ligadas no mar, como Matanzas, Cienfuegos, Caibarien, Gibara, Manzanillo e Nueva Gerona. E as do interior, habitadas junto com os campos planos, os altos cerros ou as verdes lombas, como Pinar del Río, Santa Clara, Remedios, Ciego de Ávila, Morón, Ccamagüey, Las Tunas, Holguín e Guantánamo.
A natureza por sua parte presta o seu encanto a quem quiser desfrutá-lo, em vales como Viñales, Yumurí, Mayabe e San Luis ou Valle de los Ingenios; Parques Naturais como Península de Zapata ou Sierra Maestra; espaços montanhosos como a Sierra de los Örganos, as Escaleras de Jaruco, a Serra do Escambray, a de Cubitas, Pinares de Mayarí, La Gran Piedra ou o Yunque de Barbacoa; lagos transparentes e cheios de vida como a Lagoa Grande, a do Tesouro, Baconao, Lla Redonda, Lago Habanilla e Zaza; rios caudalosos como Cuyaguateje, Ariguanabo, San Juan, Canímar, Zara, Sagua Grande, Yumurí, Cauto, Zaza, Yara ou Toa; e qué dizer das grotas que testemunham a cultura indígena cubana como as de Bellamar, Punta del Este, Martín Infierno, as de Santo Tomás e a do Ìndio, entre outras.
As praias de ensonho são tal vez a mais procuradas por algumas pessoas; estão as do Varadero, Cayo Largo, Ancón, Santa Lucia, Cayo Coco, Guardalavaca e muitas mais que não irão defraudar-lhe se alguma vez sonhou com férias tipicamente caribenhas.

ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO

Para os cidadãos espanhóis é preciso apresentar o passaporte em vigor com validez mínima de seis meses, passagem de volta e visto obrigatório. No caso de precisar de prórroga, debe acudir ao Buró de Turismo, onde poderá efetuar as gestões. É permitido introduzir no país 200 cigarros, uma câmara fotográfica ou de video, artigos pessonais - incluidas jóias - e esportivos.

CLIMA

O clima em Cuba é predominantemente tropical, com duas estações: a temporada das chuvas, dos meses de maio a outubro e a temporada das secas, de novembro a abril. Cuba conta com sol todos os dias do ano e uma temperatura média anual de 25 graus centígrados. A temperatura média das águas é de 28 graus no verão e 25 graus centigrados no inverno. En algumas zonas montanhosas, como Sierra Maestra, as temperaturas descem até os 20 graus centigrados.

EQUIPAMENTOS DE VIAGEM

Aconselham-se as prendas de algodão, calçado ligeiro, capa de chuva, se viaja na temporada de chuvas, chapéu, óculos para o sol e um bom protetor solar. É bom levar uma capa leve por causa do ar acondicionado, forte demais em alguns lugares. Procure vestir modestamente já que a ostentação no é recomendável.
Procure levar na bagagem uma pequena farmácia com aspirinas, antidiarréticos e repelentes de insetos.

IDIOMA

A língua oficial é o espanhol. Tem numerosas expressões locais e regionais conhecidas como "cubanismos", originados no antigo castelhano da colônia, nas expressões indígenas e em anglicismos, enriquecendo a língua espanhola.

RELIGIÃO

A maioria da população é católica. Existe também um bom número de crenças locais, de origem ioruba, misturadas com ritos cristãos.

ELETRICIDADE

A tensão em tudo Cuba é de 110 V. a 60 ciclos (Hz). As tomadas são de duas cauvilhas planas, tipo americano. A maioria dos hotéis modernos utilizam a corrente elétrica a 220 V.

EMERGÊNCIA - SAÚDE - POLICIAMENTO

As autoridades cubanas não exigen nenhum tipo de certidão de vacinas. Por outro lado, Cuba conta com excelente reputação quanto à questões sanitárias, além de todos os centros tirísticos contarem com salas para primeiros auxílios. As drogarias estão abertas todos os dias de 8.00 às 17.00 horas. As de guarda 24 horas, e estão indicadas em cada rorgaria. Caso de urgéncia acuda à Clínica Cenal de Atenção a Estrangeiros Cira Garcia, em Miramar La Habana ou ao Policlínico Internacional em Varadero. É recomendável viajar com seguro médico. No caso de perda ou robo de documentos acuda à delegacia de polícia mais perto e entre em contato com seu consulado.

CORREIOS E TELEFONIA

Selos pode adquirir em Correios e a maioria dos hotéis (onde tem que pagar em dólares). A Oficina Central de Correios em La Habana se encontra em Ave. Boyeros, perto da praça da Revolução.
Cuba dispõe de serviço automático de chamadas internacionais. Quanto à chamadas locais seu custo é mínimo. Existem cabinas nos principais hotéis e algumas ruas que funcionam com moedas.

FOTOGRAFIA

Em Cuba encontrará todo tipo de marcas em filmes e baterias. Na zona do Caribe a umidade pode estragar alguns filmes pelo que deven ser guardados em lugares secos e frescos. Pela intensidade da luz debe-se utilizar, preferivelmente, sensibilidades baixas e filtros ultravioletas. Para as câmaras de video é preciso un convertidor de cavilha. Em geral os cubanos sempre estão dispostos a permitir serem fotografados, mas o melhor é pedir licença. Lembre que em Cuba poderá praticar a fotografia submarina.

HORÁRIO COMERCIAL

Bancos e escritórios abrem de segunda a sexta-feira de 8.30 às 12.00 h. e de 13.30 às 15.00 h. Os sábados de 8.30 às 10.30 h. Os escritórios costumam estar abertos de 8.30 às 12.30 h. e de 13.30 às 17.30 h de segunda a sexta-feira, e as lojas de segundas a sábados de 12.30 às 19.30 h. Domingos e feriados estão fechadas. Os estabelecimentos para turistas abrem de 10.00 às 21.00 h.

GORJETAS

A maioria dos prestadores de serviços, como moços, guias, taxistas, motoristas, pessoal das malas e outros esperarão gorjeta. Nos restaurantes pode deixar entre o 10 e 15% do valor total da conta.

5 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    30 de agosto de 2014 15:50

    Um país q não conheço mas quem sabe um dia ainda vou né?

  • Dorli says:
    30 de agosto de 2014 16:09

    Oi Lu,
    Se soubesse como é Cuba você não viajaria lá nem amarrado( com você nada acontece), mas...
    Sem mais...
    Beijos Lua Singular

  • vendedor de ilusão says:
    31 de agosto de 2014 14:16

    Olá!
    Passei pra conhecer seu blog e lhe digo que através deste post, que deu a mim informações que nem imaginava, suscitou interesse em conhecer suas postagens; gostei tanto, até onde li, que acabei me tornando seu seguidor.
    Faça uma visita.
    Abraço e boa semana.

  • vendedor de ilusão says:
    1 de setembro de 2014 14:14

    Olá amigo!
    Voltei para agradecer a visita e comentário, todavia, devo dizer que está equivocado; você não é meu seguidor, pelo menos eu não vi...Mas, de qualquer forma, continuarei lhe visitando.
    Abraço.

  • Dorli says:
    5 de setembro de 2014 20:35

    Oi Lu,
    Não fique triste.
    O bloguinho já dei adeus hoje.
    Agora quanto ao Lua Singular vou pensar mais um pouquinho.
    Era feliz e não sabia.
    Beijos no coração
    Lua Singular

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.