Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

9 de agosto de 2014

Derretimento de geleiras na Antártida é 'irrefreável'


Derretimento de geleiras na Antártida é 'irrefreável'
Estudos mostram que a água morna dos oceanos está corroendo a base da camada de gelo
Nasa/AFP

O derretimento das geleiras da Antártida Ocidental está avançando de forma gradual e "irrefreável", afirmaram dois novos estudos científicos. De acordo com os levantamentos, o derretimento que já começou não deve ter efeitos imediatos nos oceanos, mas poderá adicionar até 3,6 metros ao nível do mar nos próximos séculos, um ritmo de elevação mais rápido do que o previsto anteriormente.

Os resultados dos estudos foram divulgados em uma entrevista coletiva convocada pela Nasa nesta segunda-feira. Os pesquisadores afirmaram que é provável que o derretimento ocorra por causa do aquecimento global provocado pelo homem e pelo buraco na camada de ozônio, que mudaram os ventos da Antártida e aqueceram a água que corrói as bases do gelo. Fatores naturais, no entanto, também podem estar entre as causas, acrescentaram os cientistas.

Em um dos estudos, a agência espacial americana analisou 40 anos de dados de solo, aviões e de satélite sobre o que os pesquisadores chamam de "o ponto fraco da Antártida Ocidental" que mostram que o colapso das geleiras da região está sendo provocado pela água morna do oceano que se infiltra por baixo da camada de gelo, acelerando o seu derretimento. "Parece estar acontecendo rapidamente", disse o glaciologista da Universidade de Washington Ian Joughin, autor de um dos levantamentos.

'Reação em cadeia' 


Outro cientista envolvido nas pesquisas classificou o processo como "irrefreável" e explicou que nenhuma ação humana ou mudança climática poderá deter o derretimento, embora ele possa ser reduzido. "O sistema está em uma espécie de reação em cadeia que é irrefreável", disse o glaciologista da Nasa Eric Rignot, principal autor de um dos estudos. "Cada processo nesta reação está alimentando o próximo." Segundo ele, limitar as emissões de combustíveis fósseis para reduzir a mudança climática provavelmente não irá parar o derretimento, mas pode diminuir a velocidade do problema.

Fonte:
Veja

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    9 de agosto de 2014 08:41

    simplesmente colhemos o q plantamos ... é a máxima da natureza, pena q insistimos em não aprender isto ...

  • Dorli says:
    9 de agosto de 2014 11:10

    Oi Lu, ainda vai demorar uns aninhos para os oceanos subirem e eu moro bem no alto e, talvez morra antes. Não queria morrer afogada.
    A humanidade é muito gananciosa...
    Beijos no coração
    Lua Singular

  • Beth Muniz says:
    11 de agosto de 2014 15:06

    Oi Lu,

    Essa é uma área de pesquisa que há mais especulação e disputa por pubicação científica, que vontade de resolver o problema.

    Uma verdadeira industria.

    E nos, pobres mortais ficamos sem saber em quais teses acreditar...

    Tudo bem para nós. Agora... para as futuras das futuras gerações, sabe-se lá... rsrs

    Valeu Lu.

    Bom inicio de semana.

  • Beth Muniz says:
    11 de agosto de 2014 15:11

    Corrigindo: Tudo bem para nós. Agora... para as futuras gerações das gerações, sabe-se lá... rsrs

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.