Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

29 de setembro de 2014

Nariz eletrônico detecta infecções no organismo pelo cheiro das fezes


Um grupo de cientistas britânicos criou uma espécie de nariz eletrônico que "cheira" as fezes a fim de detectar bactérias responsáveis por causar infecções no organismo. A novidade pode ajudar no tratamento de pacientes hospitalizados por causa da doença.
O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Leicester e publicado na revista científica Metabolomics. O nariz eletrônico consegue distinguir diversos tipos de Clostridium difficile a partir do odor gerado pelas reações químicas dessa cepa de bactérias.
Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ser útil em pacientes hospitalizados com infecções. Essa bactéria altamente infecciosa causa cólicas abdominais, diarreia e febre. E libera um cheiro único que, quando detectado pelo aparelho, leva a um diagnóstico rápido da infecção. Em 2012, mais de 1.600 pessoas morreram infectadas por Clostridium difficile somente na Inglaterra e no País de Gales.
Os pesquisadores investigaram quais cepas da bactéria geravam reações químicas que poderiam ser detectadas pelo nariz eletrônico. Eles concluíram que 10 diferentes estirpes produzem um odor único, como se fosse uma impressão digital.
A partir disso, criaram um dispositivo capaz de identificar a cepa da bactéria pelo odor.  As informações detalhadas sobre a infecção ajudam o médico a identificar o melhor tratamento para o paciente. Os cientistas acreditam que entender melhor a química dessas bactérias também pode ajudar a medicina a descobrir por qual motivo somente algumas causam doenças.
"Diagnósticos rápidos e precisos são importantes para reduzir infecções causadas por Clostridum difficile, bem como para proporcionar o tratamento adequado para pacientes infectados", disse em nota o professor Paul Monks, do Departamento de Química da universidade.

7 comentários :

  • Tunin says:
    29 de setembro de 2014 10:20

    Tomara que a novidade já chegue por aqui.
    Abração.

  • Luma Rosa says:
    29 de setembro de 2014 10:42

    Oi, Lu!
    Essa bactéria está associada ao uso excessivo de antibiótico e ataca na maioria das vezes pacientes hospitalizados, o que acontece em surtos, já que ela é facilmente transmitida. Por causa dela também, pacientes permanecem internados por longos períodos.
    Os ingleses inventam cada uma...
    Boa semana!!
    Bijus,

  • Dorli says:
    29 de setembro de 2014 12:31

    Oi Lu, apesar de sempre ter tido uma vida regrada sem vícios, adoro dormir; recebi como herança genética algumas doenças que me incomodam. Perco até a conta de tantos remédios.
    O dia que me der um tri...tri..., não vou tomar mais nada, se morrer, melhor, pois não sofrerei mais a dor da carne.kkk
    Esse nariz pode descobrir muitas coisas, aí toma remédio para uma determinada doença acarreta uma nova...
    Beijos
    Lua Singular

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    29 de setembro de 2014 13:44

    Coisa de louco né?

  • Wanderley Elian Lima says:
    29 de setembro de 2014 19:28

    Já não sabem mais o que inventar. Ô loco!
    Abraço

  • Dorli says:
    30 de setembro de 2014 22:16

    KKKKKKKKKKKKKKKK!Ai! Lu,
    Dessa vez tive que voltar aqui, pois você me fez rir.
    Quanto a minha postagem: Sabendo usar não vai faltar e quando faltar, será para ambos.
    Eu sou mineira e estou no 2º casamento. Quem mandou o outro morrer? Brincadeirinha, era tão legal!
    Beijos
    Lua Singular

  • Mauro Luiz says:
    1 de outubro de 2014 18:51

    Oi, passeando pela Agenda dos Blogs te encontrei. Queria te dizer que já estou participando do seu blog, bem como o compartilhei e te adicionei no G+ e seguino no Twitter. Seu blog é muito interessante. Belo trabalho!
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.