Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

7 de setembro de 2014

O FRUTO DA CARAMBOLA E SUAS CURIOSIDADES.



carambola é uma fruta tropical de sabor doce e azedo, no formato de uma estrela.  Carambola é encontrada em muitas partes do sudeste da Ásia, usada como um remédio tradicional. Apesar de abundante, ainda está ganhando popularidade, especialmente no mundo ocidental.
O fruto da carambola é nativo da Península da Malásia e cultivada em muitas partes do sudeste da Ásia, ilhas do Pacífico e China. O gênero do fruto, averrhoa, pertence à família das oxalidáceas e inclui dois tipos da fruta: carambola e bilimbi (pepino árvore)
O fruto da carambola tem cor verde ou amarelo, com superfície lisa e atraente, normalmente pesando cerca de 70/130 g. No interior, a polpa da carambola é crocante e suculenta e pode ser do tipo doce ou ácido, dependendo da quantidade de concentração de ácido oxálico.
Fruto da carambola pode conter de 2 a 5 minúsculas sementes comestíveis no centro de cada célula, em ângulo. O fruto, que é mais consumido ao natural ou como suco, é rico em vitaminas A e C, ferro e alto teor de fibras.
A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flores brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.
De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta
febrífugo (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidisentérico.
Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.
Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano.
Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geleias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.

CURIOSIDADES

carambola tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que, quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de uma estrela.

Fonte: www.geocities.com, formasaudavel.com.br 
Advertência:

A carambola ganhou destaque não por seu aroma delicioso, sabor característico, beleza exótica, ou por suas qualidades nutricionais, mas sim pela sua proibição decretada por lei a todos os portadores de insuficiência renal seja em tratamento conservador ou dialítico.o motivo é a presença de um composto neurotóxico (que atua no sistema nervoso) na fruta que provoca intoxicação a este grupo de pessoas.

6 comentários :

  • João Vicente Petinelli Carvalho says:
    7 de setembro de 2014 07:51

    Sou fã dessa fruta. Além de geléias, doces e compotas fica ótima em saladas também!!! ?Isso sem falar que "in natura" é deliciosa!!!!
    abração

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    7 de setembro de 2014 14:55

    Já goste mais de Carambola ... hoje andam tão ácidas q não aprecio tanto ...

  • SOLIDARIEDADE says:
    7 de setembro de 2014 19:52

    Eu não sei hoje, mas na minha infância, sempre relacionei a carambola como alimento das tartarugas, aqui na Amazônia.
    Já vi em supermercados mas ficou a lembrança.
    Abraços, Cidreira.

  • Prof. Adinalzir says:
    7 de setembro de 2014 20:41

    Aqui no Rio de Janeiro... Sou fã dessa fruta e estou sempre comendo. Acho uma delícia!

  • Wanderley Elian Lima says:
    8 de setembro de 2014 19:55

    Adoro carambolas, na casa da minha avó, tinha um pé.
    Abraço

  • ✿ chica says:
    9 de setembro de 2014 08:36

    Muito legal saber mais sobre ela! Acho linda e cortada, viram estrelinhas! abraços,chica

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.