Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

15 de setembro de 2014

Remédio para câncer faz crescer cabelo em carecas


















Medicamento contra câncer no sangue reverte queda em pacientes da doença alopecia
Pesquisadores americanos podem ter ajudado a encontrar a solução para uma situação que incomoda muitos homens: a queda de cabelo. Em novo estudo, eles mostraram que o uso de um medicamento que trata um tipo raro de câncer no sangue fez com que os fios de três pacientes calvos voltassem a crescer em todo o couro cabeludo.

De acordo com a pesquisa, publicada no domingo na revista Nature Medicine, esses homens têm alopecia areata, doença autoimune comum que promove queda de cabelo. No início dos testes, eles já haviam perdido pelo menos um terço de seus fios. No entanto, após tomarem dois comprimidos de ruxolitinib ao dia e durante cinco meses, o cabelo voltou a crescer completamente.

O ruxolitinib é indicado para tratar a mielofibrose, que ocorre quando células da medula óssea passam a se desenvolver de forma anormal. O medicamento já é aprovado por órgãos de saúde dos Estados Unidos e da Europa, mas não possui registro no Brasil. 

Segundo os autores do estudo, porém, a droga não parece ser eficaz para combater o tipo mais comum de calvície entre homens, que é a causada por fatores hormonais.

Doença

Na alopecia areata, células do sistema imunológico do paciente passam a destruir a raiz capilar, provocando a queda de cabelo. Os autores do novo estudo já haviam identificado, em outra pesquisa, as células responsáveis por provocar esse dano. Depois, em testes com camundongos, descobriram que o ruxolitinib ataca tais células e reverte a perda de cabelo. A partir desses resultados, eles passaram a estudar os efeitos do medicamento em homens com a condição.

"Pacientes com alopecia areata sofrem profundamente, e esses achados marcam um passo significativo para eles. A nossa equipe está comprometida em avançar com os estudos para atender a necessidade dessas pessoas", diz Angela Christiano, professora de dermatologia e de genética da Universidade Columbia e uma das coordenadoras da pesquisa.

A equipe informou que está realizando testes com um grupo maior de homens. "Os testes estão apenas começando, mas se a droga continuar se mostrando eficaz e segura, haverá um grande e positivo impacto na vida das pessoas com a doença", afirma o coordenador do estudo, Raphael Clynes.

Segunda opção

Essa não é a primeira vez em que pesquisadores identificam um remédio usado para outra finalidade, mas que pode ajudar a reverter a queda de cabelo. Há dois meses um estudo da Universidade Yale mostrou que uma droga que trata a artrite reumatoide fez crescer cabelo em um homem de 25 anos que também tinha alopecia areata.

Fonte: Veja

3 comentários :

  • Wanderley Elian Lima says:
    16 de setembro de 2014 11:18

    A ciência sempre nos surpreende, uma coisa descoberta, pode acabar ajudando outra.
    Abraço

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    16 de setembro de 2014 13:16

    Super interessante, pois além de todo o lado nefasto desta doença, o paciente ainda tem q conviver com os efeitos colaterais das drogas existentes [no caso a alopecia] ... quem sabe amanhã ela possa ser usada tb no tratamento da calvice né?

  • Alfeu R Gomes says:
    17 de setembro de 2014 09:23

    Os carecas agora não podem sair tomando o remédio sem antes fazer uma avaliação se podem ou não tomar o remédio sem ter câncer para que o cabelo volte a crescer, porque toda precaução é necessária para não poder acarretar outros problemas com o medicamento.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.