Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

16 de outubro de 2014

Dia mundial da alimentação


16 de Outubro

Dia Mundial da Alimentação relembra-nos todos nos anos que, num mundo de abundância, milhões de pessoas passam fome diariamente.
Uma década depois que os dirigentes mundiais, reunidos na Cúpula Mundial sobre a Alimentação, terem se comprometido a reduzir, até 2015, o número de pessoas que sofrem de desnutrição crônica, muito continua por fazer. Mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome crônica. Vários milhões mais sofrem de cegueira, deficiências de crescimento e outras doenças, em conseqüência da falta de nutrição adequada. As crianças constituem uma parte considerável dos que sofrem de desnutrição. Num mundo que tem meios para alimentar todos, é inaceitável que este sofrimento persista.
Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação, “Investir na agricultura para garantir a segurança alimentar”, faz ressaltar a necessidade de contar com mais recursos para se lutar contra a fome. Nas últimas duas décadas, houve uma diminuição contínua do nível da ajuda externa à agricultura. Muitos países, incluindo os mais necessitados, não atribuíram recursos suficientes ao desenvolvimento agrícola e rural.
È preciso inverter esta tendência e canalizar mais recursos públicos e privados para a agricultura. Estes investimentos não devem limitar-se a infra-estrutura e a sistemas de irrigação, devendo antes abranger objetivos de desenvolvimento humano mais amplos, em particular a educação de mulheres e moças, em zonas rurais, uma vez que elas constituem a espinha dorsal da maioria das economias agrárias.
O mundo dispõe dos recursos e conhecimentos práticos necessários para que a fome se torne uma história do passado. O que precisamos é de determinação.
Neste Dia Mundial da Alimentação, renovemos o nosso compromisso de conjugar esforços para que chegue o dia em que nenhum homem, mulher ou criança, se deite com fome. Decidamo-nos a ganhar, de uma vez por todas, a luta contra a fome.
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação é a data em que entidades da sociedade civil, ministérios, governos estaduais e municipais promovem iniciativas diversas relacionadas ao tema. As Diretrizes Voluntárias Internacionais de Promoção do Direito Humano a Alimentação, aprovadas no âmbito da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) por 151 países, também definem as atividades da Semana Mundial da Alimentação, caracterizando o dia como “um momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas”.
O tema central proposto pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação é “Investir na Agricultura para Garantir a Segurança Alimentar”. A proposta é de que o tema no Brasil seja “Fortalecer a Agricultura Familiar para Garantir a Segurança Alimentar”, veiculado em cada evento, demonstrando a importância da agricultura familiar na alimentação brasileira.
Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
Neste contexto, nós da RGNutri esperamos e trabalhamos para que a alimentação adequada se estenda à todos, quaisquer que sejam os níveis de necessidade, para qualquer faixa etária, sob quaisquer limites sócio-econômicos e culturais, por todas as formas de comunicação e estabelecendo, para isso, todas as parcerias necessárias. Essa é a nossa missão!
Um ótimo “Dia Mundial da Alimentação” para todos.
Referências
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. www.fao.com.br. Site da internet: acesso em 13/10/2006
Presidência da República. www.planalto.gov.br. Site da internet: acesso em 16/10/2005
Fonte: Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas - RUNIC,   www.rgnutri.com

E nas datas que se segue ai em baixo também se comemorou e se comemoram:
Dia Nacional da Pecuária
14 de Outubro
Dia Nacional da Pecuária
Dia do Educador Ambiental
15 de Outubro
Dia do Educador Ambiental
Dia do Professor
15 de Outubro
Dia do Professor
Dia da Ciência e da Tecnologia
16 de Outubro
Dia da Ciência e da Tecnologia


Dia Mundial do Pão
16 de Outubro
Dia Mundial do Pão

4 comentários :

  • Tunin says:
    16 de outubro de 2014 10:37

    Quando a gente vê imagem como essa, dá um aperto terrível no coração.Onde estão as nações ricas que não se dignam socorrer os menos favorecidos? Por que se gastam tanto com guerras por motivos bobos e não se olham para os cadáveres ambulantes munto fora?
    Seria bom que no dia mundial da alimentação não fosse só mais um dia, mas que as providências para evitar essa situação, realmente, acontecessem.
    Abração, Lú.

  • Beth Muniz says:
    16 de outubro de 2014 13:49

    Só quem sabe onde é Luanda, saberá dar valor.
    Aqui no Brasil, FELIZMENTE tem o programa Fome Zero e o Bolsa Família.
    Triste retrato.
    Um abraço Lu.

  • Adriana Helena says:
    16 de outubro de 2014 15:20

    Olá Lu Cidreira, como vai amigo?

    É absolutamente estarrecedor o contraste que existe! Como pode que em um mundo de tanta fartura em alguns lugares, em outros, crianças e pessoas ainda morram de fome?

    O dia mundial da alimentação é um marco para nos servir de alerta: providências precisam ser tomadas urgente e não só relativo ao ebola, cujo fantasma começa a nos assustar!

    Obrigada pelas informações amigo!
    Abraços e excelente semana!

  • Wanderley Elian Lima says:
    16 de outubro de 2014 18:24

    Infelizmente Lu isso é verdade, enquanto uns têm tanto em suas mesas, outros passam fome.
    Abraço

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.