Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

29 de outubro de 2014

Dia Nacional do Livro


29 de Outubro dia Nacional do livro

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia.

E HOJE?
Vivendo na era da informática, nos perguntamos: qual será o futuro do livro na era ditigal? Alguns respondem que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros dizem que não, que tanto as edições impressas quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor. Ainda é uma questão.
De qualquer forma, não há como negar a existência das editoras e livrarias online. Seus livros podem ser adquiridos - a pedido - no formato tradicional ou, em se tratando de obras de domínio público, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, simplesmente serem lidas online, conectado à rede, ou offline, "baixando" o arquivo, para imprimir o livro e ler à hora que desejarmos.
Um avanço e uma comodidade, não? D. João VI, com toda a sua realeza, jamais poderia imaginar algo tão genial.
Pois é a própria internet, com sua comodidade, que nos dá a reposta para nossa pergunta inicial.
Ela mesma nos fornece duas opções de leitura: online e offline.
Além do mais, são os próprios donos de editoras online que deixam claro o status que é para um escritor ver seu livro sair da versão online para a versão impressa.
Talvez a questão não seja tanto se o livro impresso vai deixar ou não de existir, mas de que valor será investido daqui a algum tempo. Maior ou menor?
COMO CUIDAR DOS HOMENS?
Para quem curte ler, de forma online ou não, e que possui suas obras preferidas (aquelas de que não se desfaz nem morto!) separadas num espaço nobre de sua estante, é bom saber umas dicas de como conservar esses nossos amigos, os livros.
Aqui vão algumas:
Evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;
Evite folhear livros com as mãos sujas;
Evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;
Contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;
Evite largar os livros dentro do carro;
Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;
Evite apoiar os cotovelos sobre eles
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, www.criancafazarte.com.br

5 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    29 de outubro de 2014 09:56

    Bem dita cultura ... educação e cultura para todos já ...

  • Élys says:
    29 de outubro de 2014 11:40

    Um dia importante, creio, e´o dia do livro, porém poucas pessoas abem desta data.
    Um abraço.

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    Élys says:
    29 de outubro de 2014 11:40

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  • Wanderley Elian Lima says:
    29 de outubro de 2014 14:27

    Oi Lu
    Não sabia porque o dia 29. Quanto mais lemos, mais crescemos.
    Abraço

  • Beth Muniz says:
    30 de outubro de 2014 09:15

    Oi Lu,

    Confesso que me rendi ao E-book. Levo a minha estante para onde for...
    Como não sei viver sem ler, está foi a opção que encontrei para ler em qualquer lugar sem ter que carregar peso.

    Claro que ainda mantenho uma biblioteca de livro de papel em casa. São livros mais que importantes para mim. São peças que não consigo e não devo descartar. Obras magníficas...

    Ler, é viajar sem sair do lugar.
    Ler é descobrir o mundo, a partir do nosso mundo pequeno.

    Ler é tudo de bom!

    Parabéns por nos lembrar o dia.

    Um abraço querido.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.