Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de outubro de 2014

Dolores Duran morre em 24 de outubro de 1959


 Cantora e compositora brasileira

Dolores Duran (Adiléa da Silva Rocha)





7/6/1930 Rio de Janeiro, RJ
24/10/1959 Rio de Janeiro, RJ

Dolores Duran: A Noite do meu Bem e Por Causa de Você, entre os grandes sucessos
Aos doze anos, Adiléa da Silva Rocha atuava no Teatro da Tia Chiquinha, um programa infantil da Rádio Tupi carioca. Com a morte de seu pai, Armindo, sua mãe, Josefa, pediu aumento ao diretor da rádio, Olavo de Barros. Ele arrumou para a garota um lugar na companhia infantil do Teatro Carlos Gomes.

Desde os três anos de idade Dolores já cantava. Aos cinco, participava das festas populares de reisado e do grupo de pastorinhas, realizadas no bairro da Saúde, centro do Rio de Janeiro.

A menina gostava de ouvir discos estrangeiros, e aprendeu a interpretar em inglês, francês, italiano e espanhol. Aos 16 anos, foi contratada pela Boate Vogue e passou a se chamar Dolores Duran. Nesta fase de shows noturnos, ela conheceu Ella Fitzgerald, que elogiou sua interpretação de "My Funny Valentine".

Em 1951, gravou o primeiro disco com sambas, pela gravadora Star. Em 1954, foi contratada pela Copacabana, e gravou uma série de sucessos em samba-canção, como "Tradição", de Ismael Silva, e "Praça Mauá", de Billy Blanco. Casou-se em 1955 com Macedo Neto.

Em parceria com Tom Jobim, compôs sua primeira música: "Se é por falta de adeus", gravada por Dóris Monteiro. Em 1956, gravou um de seus sucessos como intérprete, o baião "A Fia de Chico Brito", de Chico Anysio; integrou a Caravana de Paulo Gracindo em circos nos subúrbios cariocas; e viajou para Argentina e Uruguai com o violonista Bola Sete e seu conjunto.

Em março de 1957, Dolores ficou encantada com "Por causa de você", uma melodia de Tom Jobim com letra de Vinícius de Moraes. Ela fez uma letra alternativa. O poetinha, sem hesitar, rasgou seu texto e admitiu que a dela era bem melhor. No mesmo ano, a cantora compôs, em parceria com Jobim, o samba-canção "Estrada do Sol".

Após uma turnê pela então União Soviética e Paris, em 1958, compôs "Castigo", um samba-canção que fez sucesso na voz da cantora Maysa. Em 1959, veio seu grande sucesso: "A Noite do Meu Bem". No mesmo disco, gravou outro grande sucesso de sua autoria, o samba canção "Fim de caso". Lançou o LP "Esse Norte é minha sorte".

Em 23 de outubro de 1959, com 29 anos, chegou em casa às 7:00 da manhã, e disse a sua empregada: "Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer". Morreu mesmo durante o sono.

Reprodução
Somente depois de sua morte prematura passou a ser cultuada como compositora. Em 1960, Lúcio Alves gravou um LP dedicado às suas obras. Em 1970, o teatrólogo Paulo Pontes escreveu e produziu o show "Brasileiro, Profissão Esperança", com músicas de Dolores Duran, estrelado por Maria Bethânia e Raul Cortez, com direção de Bibi Ferreira. Em 1971, o cantor norte americano Frank Sinatra, gravou a versão de "Por Causa de Você", com o título "Don't Ever Go Away". 
Click e veja o vídeo You Tube: A noite do meu bem.

Vídeo: You Tube

4 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    24 de outubro de 2014 11:32

    Diva ... Diva ... Diva ... Eterna Diva ...

  • Tunin says:
    24 de outubro de 2014 14:21

    Não a conheci, mas ouço os seus maravilhosos discos e tinha uma voz maravilhosa. Pena que partiu tão cedo!Beleza esse relato de sua vida.
    Abração.

  • Wanderley Elian Lima says:
    24 de outubro de 2014 18:58

    A eterna cantora de músicas de dor de cotovelos. Adoro.

  • Olinda Melo says:
    26 de outubro de 2014 20:44


    Caro Lu Cidreira

    Não conhecia esta cantora.Vejo com prazer que o seu nome tem como referências Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Obrigada por trazê-la ao nosso e conhecimento.

    Abraço

    Olinda

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.