Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

21 de novembro de 2014

Tempos de férias venha conhecer a costa do cacau - Ilhéus

Catedral de São Sebastião  Ilhéus

A moldura exuberante – mar azul esverdeado de um lado e Mata Atlântica de outro – conferiu a Ilhéus o título de cartão-postal da Costa do Cacau.
Também as boas ondas que quebram por ali tornaram a região um dos points do surf do Nordeste brasileiro.
Mas Ilhéus também tem águas calmas e areias douradas, como as das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, as preferidas dos nativos e dos turistas.
Ilhéus
Fazendas de cacau: Tour inclui visita às plantações
Foram os caprichos da natureza - o cacaueiro é tipicamente equatorial, mas em Ilhéus se adaptou melhor que encomenda - que permitiram à cidade atingir seu apogeu no início do século 20. As lembranças da época continuam vivas no Centro Histórico, repleto de casarões e palacetes erguidos pelos barões em estilo neoclássico. Os antigos pontos de encontro dos ricos comerciantes também permanecem de pé, como o bar Vesúvio e o cabaré Bataclan, presentes nas obras do ilustre filho adotivo Jorge Amado. Em homenagem ao escritor, que tão bem retratou as belezas e as histórias da cidade, a residência onde passou a infância foi transformada em Casa de Cultura.

"Casarões neoclássicos abrigam espaços históricos como o bar Vesúvio e o cabaré Bataclan"

O sabor dos tempos áureos também não foi perdido. Algumas fazendas da região estão abertas à visitação e permitem conhecer o processo de cultivo do cacau desde a plantação até o processo pós-colheita, incluindo, claro, uma degustação. Até mesmo a primeira fábrica de chocolates caseiros do Nordeste funciona a todo vapor, oferecendo as delícias com recheios e formas diversas.
A preservação histórica e cultural da região reflete na natureza. É em Ilhéus que fica a Estrada Parque, a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, manguezais, cachoeiras... tendo como ponto final a intocada Itacaré, salpicada de praias desertas e protegidas por costões.
As reservas de Mata Atlântica fazem de Ilhéus e seus arredores um destino de praia com um charme a mais. Protegendo o litoral ou emoldurando trilhas, lá está a floresta e toda a sua biodiversidade. O cacau, que tanta fama deu à cidade, está presente nas fazendas abertas à visitação, enquanto os resquícios dos tempos de glória estão guardados no Centro Histórico, em forma de preservados casarões.

AS PRAIAS DE ILHÉUS

Emolduradas por águas ora verdes ora azuis, areias douradas e coqueirais, as praias de Ilhéus contam com boa estrutura de barracas e quiosques. O litoral Sul, mais badalado, oferece ainda boas ondas, reunindo surfistas em Back Door e Batuba. Ao Norte, a Mata Atlântica acompanha quase toda orla, bastante tranqüila. Entre as praias urbanas, a do Centro destaca-se pelo movimento na ciclovia e nas quadras poliesportivas.

PRAIA DOS MILIONÁRIOS

Ilhéus
Praia dos Milionários
Uma das praias mais movimentadas de Ilhéus, a praia dos Milionários ganhou o nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. A extensa faixa de areia dourada e fina abriga coqueirais, além de grandes barracas e chuveiros. As águas calmas proporcionam banhos refrescantes. Fica a sete quilômetros do Centro.

CURURUPE

Ilhéus
Com areias grossas e ondas fortes, a praia de Cururupe não é indicada para mergulhos, sendo procurada pelos adeptos do caiaque. Fica a 12 quilômetros do Centro.

BACK DOOR

Ilhéus
Primeira praia do distrito de Olivença e uma das mais belas da Costa do Cacau, Back Door tem aspecto selvagem e ondas que chamam a atenção dos praticantes do surf – não por acaso é sede de importantes campeonatos baianos. Para curtir, vá na maré baixa, quando fica repleta de piscinas naturais de águas mornas. Fica a 18 quilômetros do Centro de Ilhéus.

BATUBA

Ilhéus
Considerada umas das mais bonitas praias da região, Batuba atrai surfistas que não dispensam as boas ondas que chegam a dois metros e meio de altura. A correnteza e as pedras não incentivam os banhos, porém, os bares e a beleza natural – coqueirais, areias douradas e recifes - tornam a visita obrigatória. Fica em Olivença e a 19 quilômetros do Centro de Ilhéus.

CANABRAVA

Ilhéus
Com dois concorridos resorts, a praia de Canabrava é bastante agradável, com poucas barracas e muitos coqueiros, além de recifes e ondas fraquinhas. Fica em Olivença e a 24 quilômetros do Centro de Ilhéus.

PRAIA DA AVENIDA

Ilhéus
A praia mais central de Ilhéus, a da Avenida, passou por uma grande obra para tratamento de suas águas que banham areias soltas e douradas. A orla, que acompanha a Avenida Soares Lopes, também ganhou atrativos como quadras poliesportivas, ciclovia, concha acústica, circo e centro de convenções.

PRAIA DO CRISTO

Ilhéus
A imagem de um Cristo Redentor inspirado no monumento carioca dá nome à praia, bastante procurada para a prática de esportes náuticos como caiaque, jet-ski e windsurf.

PRAIA DA CONCHA

Ilhéus
Com apenas cem metros de extensão, a urbana praia da Concha descortina uma bela vista da Baía do Pontal, da praia da Avenida e do Centro Histórico. Situada na base do morro do Pernambuco, mantém focos da vegetação nativa em meio a muitos coqueiros. As águas calmas são apropriadas para banho.
Fonte: www.feriasbrasil.com.br

5 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.