Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

16 de dezembro de 2014

Decoração temática - Natal Dicas


A palavra Natal quer dizer nascimento, e originou-se do latim. É uma festa sem fronteiras. É o culto do nascimento, da bondade, da ternura, da vida e da reflexão.
O Natal é sinônimo de aconchego familiar e pede decoração especial!
Se receber é uma arte, decorar um ambiente também. É preciso mais do que instinto e conhecimento para adequar um local ao gosto de seus efetivos usuários e visitantes. Como em todas as artes, é uma tarefa que requer aguçado sentido de percepção e de doação.
Para a decoração de Natal não poderia ser diferente e ainda é preciso uma sensibilidade redobrada para extrair do ambiente as informações exatas e torná-lo agradável sem exagero, já que diferentes pessoas da família vão usufruir dele.
Algumas coisas são básicas para o Natal e qualquer pessoa pode fazer uma decoração para a sua casa sem medo de errar. Como as cores, por exemplo, o verde e o vermelho são tradicionais e em qualquer circunstância estarão sempre corretos. O verde simboliza renovação, regeneração e esperança e o vermelho fogo, poder e amor divino. Outra opção também bastante utilizada é a aplicação do dourado que está associado ao sol, a luz e a sabedoria, mas esta já requer maiores cuidados para não pender ao exagero.
Guirlanda na porta, anjos na árvore ou sobre a mesa e velas espalhadas nos aparadores também são de praxe e niguém vai pecar com estes detalhes. Para dar um toque de requinte ao visual é só usar taças ou vasos de vidro para colocar as velas. E se você não quer errar de maneira nenhuma, descarte as opções de flores artificiais que não transpareçam naturalidade e sejam cheias de gliter ou imitação de orvalho.
E na mesa da ceia nada de extravagância, já bastam as delícias da culinária natalina. A toalha branca é sempre uma boa opção.
Os bichos de pelúcia também são bastante utilizados na decoração natalina, principalmente na árvore de Natal. Papai noel, bonecos de neve e ursos de diferentes cores, formas e tamanhos. Pendurados nas árvores junto a laços, estrelas e botinhas de tecido são um verdadeiro espetáculo para a visão e a imaginação infantil, eles dão um ar de união familiar ao ambiente, típico do espírito de Natal.
Outra opção é substituir a bola de natal antiga por uma de isopor revestida de tecido. Tanto pode se utilizar uma mistura de diferentes tons e estampas,quanto seguir um mesmo padrão aliado a laços que complementem o visual da árvore.

Dicas

Cuidado na hora de escolher sua árvore de Natal. Observe se os galhos são firmes, pois se forem moles não vão suportar o peso dos enfeites e vão abaixar.
Presépio não substitui a árvore de Natal, ela é essencial. Mas ele complementa a decoração além de ser charmosos e simbólico.
Para manter a decoração da árvore sempre nova gastando pouco, compre enfeites neutros, com gliter, e troque sempre os laços de fita por outra cor. Será a mesma árvore, mas com aspecto novo.
Em ambientes pequenos como apartamentos e escritórios ou mesmo casas menores opte por uma árvore pequena de mesa ou aparador, com cerca de 50 a 60cm, mas não deixe de enfeitar o ambiente.
A maioria das pessoas procura por detalhes picados nas compras para composição da decoração de Natal. Mas para grandes reuniões famíliares é uma boa medida optar por um projeto de decoração específico, que considera aspectos que as pessoas comuns não levam em conta como o aproveitamento de espaço.
A árvore de Natal deve ser montada a partir do 1º domingo do Advento (pelo calendário católico romano), que é normalmente entre o último domingo de novembro e o primeiro domingo de dezembro. E deve ser desmontada no dia 6 de janeiro (Epifania do Senhor ou dia de Reis).
Tome a iniciativa. Não espere que outra pessoa espalhe a alegria do Natal.
Seja o primeiro a desejar a todos que encontrar um Feliz Natal.
Aproveite o Natal para reatar a amizade com um amigo ou parente.
Tire uma foto da família todo ano no mesmo lugar, na noite de Natal; pode ser perto de uma árvore favorita do seu jardim. No futuro, você terá um registro maravilhoso do crescimento da sua família, bem como do crescimento da árvore.
Quando estiver na companhia de uma criança e vir uma luz vermelha piscando no céu, pergunte-lhe:"Será que é o trenó de Papai Noel?"
Pendure os cartões de Natal na porta da sala, para que você possa vê-los toda vez que entrar na sala.
Encha sua casa com fragrância de cravo, casca de laranja e canela.
Não se desespere se estiver com pouco dinheiro. Seja criativo. Se olhar para trás, você descobrirá que os Natais nos quais você tinha menos dinheiro foram os que deixaram as melhores lembranças.
Coloque o cartão de Natal que vier de mais longe em um local de destaque.
Experimente pelo menos uma nova receita e uma nova idéia de decoração.
Personalize seus cartões de Natal com observações escritas à mão.
Faça algumas refeições iluminadas apenas pelas luzes da árvore de Natal.
Espere até a manhã de Natal para colocar o menino Jesus no presépio.
Lembre-se de que a melhor solução para o desânimo, no Natal, é fazer algo especial por outra pessoa.
Conte aos seus filhos como era o Natal quando você tinha a idade deles.
Nunca recuse uma sobremesa no Natal.
Recorte os cartões de Natal bonitinhos para usar como etiquetas de presentes.
Aprenda a dizer Feliz Natal em várias línguas.
Na manhã de Natal, telefone para alguns parentes que moram longe e deseje-lhes Feliz Natal.
Ouça músicas de Natal em casa, no escritório e no carro para manter o espírito natalino.
Na semana que antecede o Natal, converse com seus filhos sobre o primeiro Natal e sobre como o nascimento de Jesus afetou o mundo.
Aguns símbolos natalinos:

Árvore de Natal

Decoração de Natal
Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". A árvore luminosa, colorida e enfeitada, é uma das tradições do Natal. Há árvores decoradas por toda parte: nos centros comerciais, nas ruas, nas residências, enfim, onde existam corações abertos para comemorar o aniversário de Jesus. Ele é o tronco da árvore da vida, nós os ramos; os ramos darão frutos se permanecerem unidos ao tronco, que lhes fornece a seiva da vida divina.

Guirlanda

Decoração de Natal
Também chamada de Coroa do Advento, ela é feita de ramos de cipreste ou abeto, costuma ter como enfeite uma fita vermelha que simboliza o amor e indica a presença de Jesus no lar.

Bolas

Simbolizam os frutos de Jesus e representam talento, amor, compreensão e boas ações.
Decoração de Natal

Presépio

Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, com gente viva e não bonecos para reviver o ambiente do nascimento de Jesus, entre camponeses, servos analfabetos e pastores malcheirosos.
O presépio nos faz participantes do parto divino. Parteiros de crianças vivas e frágeis.
É um teatro vivo, a nos fazer mirar as origens da humanidade. No frágil e no pequenino, vemos o eterno. Nas palhas de uma manjedoura contemplamos o Salvador.
Decoração de Natal

Coroa do Advento

Em muitos países se faz durante o advento com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para o tempo prévio da chegada do menino, conhecida como Advento.
Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva.
Eles morrem nesta terra, mas viverão em Deus. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade.
Esta terceira vela sempre tem uma cor mais alegre, particularmente o rosa, para distingui-la das outras mais sóbrias. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça.

Os Reis Magos e a Estrela de Belém

O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. No século V, Orígenes e São Leão Magno propõem chamá-los de reis-magos.
No século XV, lhe são atribuídas etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade que vê e conhece o Salvador. Eles trazem ouro, incenso e mirra para o menino Rei, Deus e Salvador.
A Estrela de Belém simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa. Guia os sábios do Oriente por caminhos para chegar ao menino Jesus.

Luzes e Velas

Decoração de Natal
Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. No início as famílias fabricavam artesanalmente suas velas, usando a cera pura fabricada por abelhas, conservando sua cor natural.
A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina nosso ser. Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza. Vela acesa é símbolo de individuação e de nossos anos vividos. E um sopro pode apagá-las para que de novo possamos reacendê-las no ano vindouro.
Para o cristão simbolizam a fé e o amor consumido em favor da causa do Reino de Deus.

São Nicolau

Decoração de Natal
Personagem destacado nestas festas é o São Nicolau
Chamado Santa Klaus, bispo de Myra, na Lícia antiga, sudoeste da Ásia Menor, da atual Turquia. Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal e providente que oferece às crianças presentes, brinquedos e carinhos da terceira idade.
O São Nicolau transmudado em gnomo ou duende foi nos tempos atuais transformado em um simpático velhinho.
Fonte: www.arteplural.com.br

5 comentários :

  • Micheli Martins says:
    16 de dezembro de 2014 00:50

    BOAS DICAS ADOREI

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    16 de dezembro de 2014 12:17

    Lu smpre oportuno com suas dicas e sugestões ...

  • Tunin says:
    16 de dezembro de 2014 16:54

    Texto esclarecedor e colorido como é o natal.
    Boas festas e um promissor ano novo para todos nós, Lu!

  • Wanderley Elian Lima says:
    17 de dezembro de 2014 18:42

    Adore saber de muitas coisas sobre a decoração de Natal, que eu não sabia.
    AQbraço

  • Dorli says:
    20 de dezembro de 2014 14:07

    Feliz Natal, amigo
    Beijos
    Dorli

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.