Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

18 de fevereiro de 2015

Êxodo rural

Imagem: www.alunosonline.com.br

É preciso equipar as cidades de pequeno e médio porte de modo que seus habitantes tenham suas necessidades satisfeitas e não precisem servir-se de centros maiores.
Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos.
Se o êxodo rural é apontado como uma das principais causas da urbanização acelerada no Brasil, a solução do problema está:
Na revitalização do trabalho no campo, com aumento da demanda de empregos;
Com o melhor e mais adequado uso da terra;
Com a adoção de um modelo descentralizador, que permita o desenvolvimento de pequenos e médios núcleos de produção (industrial e agroindustrial) e que, além disso, adote e encampe a vocação natural da região, funcionando como fixador do homem à terra, como premissa à implementação de uma política de uso do solo urbano adequada a cada região.
É necessário que o governo não se preocupe apenas com o planejamento urbano dissociado das áreas rurais que os envolvem; é recomendável colocar-se em prática um planejamento integral, em que seja contemplado o âmbito municipal, o regional e o nacional.
Não se trata de diminuir a importância que os controles preventivos – tais como a definição do uso do solo urbano – exercem na melhoria e manutenção da qualidade de vida. Evidentemente, estes são fundamentais; entretanto, observa-se que o Estado tem-se mostrado incapaz de controlar a ocupação desordenada, gerando, frequentemente, conflitos insolúveis.
É preciso equipar as cidades de pequeno e médio porte de modo que seus habitantes tenham suas necessidades satisfeitas e não precisem servir-se de centros maiores.
Um tema de maior relevância é o da reforma agrária.
Ocupa desde há muito a atenção do povo, o discurso dos governantes e as páginas dos jornais, mas sua implementação continua tão inatingível como sempre.
É uma possibilidade descartada e combatida pelos grandes proprietários, que, em aliança com o capital financeiro – hegemônico na estrutura do poder – tem conseguido paralisar os anseios e interesses dos sem-terra e de contingentes das camadas médias.
É um instrumento essencial à reformulação do modelo concentrador adotado no país, e sua implementação é condição fundamental para a fixação do homem no campo e diminuição do fluxo migratório em direção às grandes metrópoles e suas periferias.
Combinada com outros instrumentos de incentivos à utilização da terra, pode fazer reverter o processo extremamente concentrador hoje encontrado no país, o qual tem deteriorado continuamente as condições de vida de considerável parcela de nossa população.
Carlos Alberto Teixeira Serra
Fonte: www.olobo.net

3 comentários :

  • Dorli says:
    18 de fevereiro de 2015 16:36

    Oi Lu
    Gostei da matéria.
    O homem está preocupado com a industrialização e se esquecendo que ela está prejudicando o seu alimento que vem do campo.
    Beijos
    Lua Singular

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    19 de fevereiro de 2015 14:37

    Hoje com o Agro-negócio, não temos como escapar desta ocupação urbana desenfreada e todas as suas consequências nefastas ...

    Beijão

  • Wanderley Elian Lima says:
    19 de fevereiro de 2015 18:36

    O homem do campo acaba sendo expulso para as cidades, em busca de sobrevivência.
    Abraço

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.