Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

5 de maio de 2015

Como se forma a água de côco


Ela surge durante a formação da semente do coqueiro. Ali dentro dela, o embrião - estrutura que dará origem a uma nova planta - nasce da união de uma célula sexual (gameta) feminina com outra masculina. Quando isso acontece, uma célula do óvulo com dois núcleos é fecundada e dessa segunda união é que se forma a água de coco, com a função de servir como reserva de alimento para o embrião. "Trata-se de uma característica que apareceu com as angiospermas, como são chamadas as plantas com flores. Elas só produzem tecidos de nutrição se houver um embrião, evitando desperdício", afirma a bióloga Nanuza Luiza de Menezes, da USP. Enquanto o coco começa a desenvolver suas várias camadas, como uma grande embalagem para a semente, a substância que servirá de alimento para o embrião se divide milhares de vezes. "Mas apenas o núcleo da célula se divide e não ela inteira.
Por isso, nessa fase, o tecido nutritivo ainda é líquido e não sólido, como em outros vegetais", diz o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Junqueira Teixeira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Quando essas divisões terminam, os núcleos se depositam nas paredes internas do coco. A partir daí, com o crescimento das paredes celulares e do "recheio" das células, a água aos poucos se transforma em um alimento sólido, criando aquela parte branca e carnosa de onde se extrai o coco ralado.
Cheio de segredos O líquido no interior do fruto serve de reserva de alimento para o embrião do coqueiro
PROTEÇÃO TOTAL
A casca, composta principalmente por fibras, é bastante espessa e serve para proteger a semente
EMBRIÃO OCULTO
A parte da semente do coqueiro que dá origem a uma nova planta é uma estrutura de menos de 1 centímetro, que fica junto à parte branca do fruto. Ao encontrar a terra, ela germina, criando um novo coqueiro
MUTAÇÃO INTERNA
Aos poucos, a água vai se transformando na parte carnosa do coco, que começa a aparecer cerca de cinco meses depois do surgimento da semente. Um ano depois, todo o líquido já solidificou
REFRESCO NUTRITIVO
A água de coco é rica em açúcar e sais minerais, nutrientes importantes para alimentar o embrião no período de germinação,
À PROVA DÁGUA
A parte mais externa da casca possui uma cera que a deixa impermeável à água salgada, permitindo à semente do coco sobreviver até mesmo a travessias oceânicas.
FRUTO MADURO
O coco escuro que encontramos à venda nas feiras livres é o fruto maduro, sem a parte fibrosa da casca.
Valores nutricionais a água-de-coco
Mesmo contendo mais de 90% de água pura, o liquido é rico em nutrientes. O coco contém magnésio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C e proteínas.
Média para 100 ml
- Proteínas - 0,3g
- Lipídios - 0,2g
- Cálcio - 20mg
- Fósforo - 13mg
- Carboidratos - 4,7mg
- Sódio - 25mg
- Potássio - 147mg
- Ferro - 0,3mg
- Vitamina C - 2mg
- Calorias - 22Kcal
Dicas
O consumo da água deve ser imediato, assim que o coco foi aberto. O mesmo vale para as garrafas e as caixinhas, pois o ele é muito ácido e fermenta fácil.
Se a casca do coco estiver trincada e com manchas marrom, é porque ele foi machucado e pode estar sofrendo um ataque de enzimas. Com isso a acidez se eleva e o sabor não fica bom.

Outro fator importante é que as pessoas que tem hipertensão não devem abusar. O coco é rico em sódio, mesmo elemento do sal de cozinha, que eleva a pressão. Se você quiser dar brilho ao cabelo, use a água de coco para o último enxágue.

Obs. As curiosidades foram encontradas en matérias publicadas na internet.

4 comentários :

  • Wanderley Elian Lima says:
    5 de maio de 2015 09:50

    Oi Lu
    Sabe que eu nunca havia pensado nisso antes? Gostei de saber.
    Abraço

  • Super interessante Lu ...

    Beijão

  • Beth Muniz says:
    5 de maio de 2015 15:43

    Mais um conhecimento adquirido.
    Vivendo e aprendendo... já dizia Paulo Freire.
    Bom saber.
    Valeu Lu.

  • Nal Pontes says:
    11 de maio de 2015 18:54

    Muito bom, gostei de ler interessante. Aprendi um pouco mais aqui. Um abraço

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.