Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

21 de maio de 2015

Curiosidades da gastronomia - Pistache

Nome científico: Pistacia vera
Família: Anacardiáceas
Nome comum: pistache, pistacheira, pistácio, pistáchio; pistachio (inglês), pistacho (espanhol) e pistache (francês).
Origem: Ásia Central
Pistache
Pistache

Descrição e característica da planta

pistacheira é uma planta perene, arbustiva, de 3 a 8 metros de altura e dióica (cada planta produz flores femininas ou masculinas).
Devido a essa característica, é indispensável, para que ocorra a frutificação, o plantio de plantas masculinas e femininas, na proporção de 1:6 ou 1:8, respectivamente.
O transporte dos grãos de pólen das flores masculinas para as femininas é feito pelo vento.
As folhas são emitidas alternadamente nos ramos e trilobadas.
As flores não têm pétalas e são emitidas ao longo dos ramos, em panículas (cacho). Os frutos são drupas (têm caroço no interior) e ovóides.
A semente ou a amêndoa é coberta por uma casca (membrana) grossa e firme, que pode abrir parcialmente. A amêndoa é formada por um embrião e dois cotilédones grandes (órgãos de reserva), de cor esverdeada.
Pistache
As condições climáticas favoráveis para a frutificação são: verão longo, quente e seco e inverno moderadamente frio ou frio.
Existem variedades com maiores ou menores exigências de baixas temperaturas no inverno, para estimular o florescimento e a frutificação.
Na Califórnia (USA), as variedades cultivadas necessitam mais de 1.000 horas de temperatura abaixo de 7º C. A propagação é feita por sementes ou por enxertia, sendo o segundo o mais recomendado.

Produção e produtividade

Os maiores produtores mundiais de pistache são:
Irã
Turquia
Estados Unidos (Califórnia)
Tunísia
Síria 
China
No Brasil, não existe plantio comercial. Portanto, todas as amêndoas, bastante apreciadas e consumidas pelos brasileiros, são importadas.
A frutificação ocorre 5 a 7 anos após o plantio no campo e uma planta adulta produz 3 a 5 quilos de frutos secos por planta por safra, durante 80 a 90 anos. Essa variação na produtividade é motivada principalmente pelo ciclo bianual, isto é, um ano a planta produz bem e no outro, menos.

Utilidade

A parte comestível é a amêndoa. As amêndoas, com o protetor parcialmente aberto, podem ser consumidas depois de salgadas e torradas, como aperitivo e aquelas com o protetor fechado, depois da sua remoção mecânica, usadas nas indústrias alimentícias, de cosméticos e farmacêuticas. Há indicações do seu uso como medicinal.
pistache apresenta bom valor nutritivo, alto teor de fibras e elevado teor de lipídios e proteínas.
Chukichi Kurozawa
Fonte: globoruraltv.globo.com

1 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.