Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

7 de agosto de 2015

Bahia Pesca Apresentação, Ações e Serviços


Ministra da pesca de Angola realiza visita técnica à Bahia Pesca

Uma comitiva de técnicos do Ministério da Pesca de Angola, encabeçada pela ministra Victoria de Barros Neto, está na Bahia nesta semana para conhecer a realidade do setor no estado e as principais ações da Bahia Pesca para fomentar o segmento. Nesta quinta-feira, 30/07, a ministra visitará a Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro da Purificação. No local acontecem as principais atividades de pesquisa da Bahia Pesca.

A comitiva visitará a etapa final das obras do Centro Vocacional Tecnológico do Pescado e conhecerá os principais projetos da empresa, como o de reprodução de beijupirá e de camarão, e o Projeto Caranguejo-Uçá de Repovoamento dos Manguezais.

O país africano produz 370 mil toneladas de pescado por ano, oriundos sobretudo da pesca industrial, mas ainda tem um grande potencial inexplorado no setor de aquicultura continental. “A Bahia, por outro lado, se destaca na aquicultura, com o aprimoramento de técnicas de cultivo, e pode se beneficiar da experiência de Angola na pesca oceânica. A troca de conhecimentos vai gerar importantes frutos para as duas nações”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Apresentação

Criada em 1982, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – Seagri, tem como finalidade fomentar a aquicultura e a pesca, mediante a implantação de projetos sustentáveis observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural, como forma de contribuir para o desenvolvimento do estado da Bahia. A empresa atua na atração de investimentos, desenvolvimento científico, tecnológico, criação de pólos produtores e fortalecimento das cadeias produtivas.

Dentro das atividades para o desenvolvimento do setor produtivo do estado da Bahia, a pesca e a aquicultura vêm ganhando cada vez mais espaço, apresentando um excepcional crescimento nos últimos anos em investimentos para o setor, promovendo através da união entre estado, investidores e produtores resultados positivos na geração de emprego e renda

A Bahia, que possui 1.180 km de uma bela e recortada costa, onde se encontram presentes extensas áreas estuarias, ostenta ainda uma capacidade hídrica invejável.

Com uma produção anual acima de 120 mil toneladas, a Bahia é hoje o terceiro maior Estado na produção nacional de pescado e ocupa o segundo lugar na região Nordeste, segundo os dados da estatística pesqueira nacional de 2009. A pesca é predominantemente artesanal, absorvendo cerca de 100 mil pescadores cadastrados no estado, o que ocorre, principalmente, devido às características da plataforma continental que possui uma faixa de litoral bastante estreita e de fundo rochoso, aliada à baixa produtividade primária da água.

Nos últimos anos a aquicultura tem se mostrado uma excelente opção de desenvolvimento sócio-econômico para o Estado, a produção ultrapassa as 20 mil toneladas por ano, com destaque para o cultivo de camarão marinho, cuja produção no ano de 2007 foi superior a 6 mil toneladas, sendo o terceiro produtor do país.

Na piscicultura o Estado é hoje o terceiro maior produtor de tilápia do país e o segundo do Nordeste. Foi um dos pioneiros no Brasil no desenvolvimento e implantação de cultivos de peixe (tilápia) em tanques-rede.

As águas, as terras e o clima fazem do estado o lugar ideal para a captura e o cultivo, entre outros, de peixes, camarões e ostras, atividades que o governo elegeu como prioritárias ao criar o Programa de Desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca. A Bahia oferece ainda uma infra-estrutura de rodovias, portos e aeroportos que facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva.

As ações são realizadas através de parcerias com cooperativas de pescadores, associações de produtores rurais, órgãos governamentais, instituições de ensino médio e superior e empresas privadas. Todos os trabalhos, programas e projetos realizados têm como base um criterioso estudo de impacto ecológico. Nas áreas envolvidas, são realizadas ações ambientalmente sustentáveis.


Nossas Ações

As ações relacionadas às atividades da pesca e da aquicultura possibilitam o aumento da produtividade, elevação de renda, agregação de valor ao pescado e melhoria das condições de trabalho dos pescadores, o que se torna viável principalmente através das seguintes ações:
  • Assistência a pescadores e aquicultores nas áreas de pesca e aquicultura;
  • Elaboração de projetos nas áreas de pesca e aquicultura;
  • Apoio à organização social das entidades;
  • Qualificação e requalificação de mão-de-obra;
  • Implantação de projetos produtivos de apoio à atividade (unidades de beneficiamento e comercialização de pescado, píer de atracação, fábricas de gelo, etc);
  • Implantação de projetos aquícolas;
  • Obtenção da redução de ICMS para óleo diesel utilizado nas embarcações de pesca;
  • Acompanhamento de desembarque de pescado (estatística pesqueira);
  • Apoio à obtenção das licenças ambientais;
  • Desenvolvimento de tecnologia de produção;
  • Estudos aplicados ao cultivo de novas espécies de interesse econômico;
  • Interação com órgãos de pesquisa (institutos, universidades, etc.).
  

Serviços

Confira as atividades em que a Bahia Pesca está envolvida:

Peixamento
Soltura de organismos aquáticos endêmicos da bacia hidrográfica e/ou aclimatizados em ambientes que sofrem ou sofreram impactos, provenientes principalmente de atividades antrópicas. Objetivando reduzir os impactos e contribuir com o aumento das populações aquáticas.

Venda de Alevinos
Produção de alevinos de água doce, que podem ser adquiridas através da compra por aquicultores, nas Estações de Piscicultura e futuramente na Fazenda Oruabo, com a venda de alevinos de peixes marinhos.

Venda de Camarões Marinhos
Venda na Fazenda Oruabo diretamente a consumidores primários, secundários ou final.

Doação de Alevinos
Estão habilitadas para solicitar a doação de alevinos as organizações sociais coletivas, como cooperativas, associações, sindicatos e prefeituras. Caso seja um representante alguma entendida, envie para a Bahia Pesca um ofício em papel timbrado, assinado, com CNPJ da entidade, telefone de contato, espécie desejada, quantidades e o tamanho das aguadas disponíveis. 

Assistência Técnica
Visitas técnicas com a finalidade de analisar a viabilidade de implantar um sistema produtivo aquícola. Repasse de informações a aquicultores em potencial sobre as tecnologias de cultivo. Elaboração, implantação e acompanhamento de projetos aquícolas (nos escritórios).

Capacitação de Mão-de-Obra
Cursos de curta duração para repasse de tecnologias, captura e implantação de módulos de capacitação em cultivo.

Revitalização de Comunidades Pesqueiras
Implantação de projetos estruturantes para apoio à pesca e mariscagem (cessão de equipamentos, implantação de infra-estrutura de apoio à produção).

Venda de Pós-Larva de Camarão
Produção de pós-larva de camarão que pode ser adquirida através da compra por aquicultores nas estações de piscicultura e Fazenda Oruabo.

Beneficiamento de pescado
Esta atividade é realizada nas unidades modulares de beneficiamento de pescado e nos terminais pesqueiros instalados nos territórios de Identidade. Todas as unidades são certificadas, garantindo a qualidade higiênica sanitária dos produtos da pesca.

Venda de gelo 
O gelo é vendido aos pescadores nos terminais pesqueiros de forma subsidiada, reduzindo o custo para estes trabalhadores em 25% do valor comercializado no mercado.

2 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    7 de agosto de 2015 14:57

    Q coisa legal ...

  • Olinda Melo says:
    9 de agosto de 2015 15:41


    Excelente artigo, Caro Lu Cidreira.
    Nas parcerias e cooperação entre países se encontra uma boa forma de desenvolvimento. Se dum lado a aquicultura tem grande incidência do outro a pesca oceânica poderá trazer grandes dividendos. E a Bahia com a dimensão da sua costa tem grandes hipóteses de se expandir com muito sucesso.

    Abraço

    Olinda

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.