Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

19 de agosto de 2015

Dia mundial da fotografia


Dia nacional da fotografia? Dia do fotógrafo? Dia mundial da fotografia? Existem muitas controvérsias quanto às origens dessas datas comemorativas, então vamos olhar a história da fotografia para saber de onde elas vêm.

Dia Mundial da Fotografia

dia mundial da fotografia é comemorado em 19 de Agosto pois nesta data, em 1839, foi feito o anúncio oficial da invenção da fotografia pelo governo francês . A técnica fotográfica, em si, já existia. Na Grécia antiga, por exemplo, já existiam relatos sobre câmaras escuras e suas reproduções de imagens . Mas foi somente em 1839 que a primeira câmera fotográfica com um sistema moderno de fotografia permanente foi refinada e mostrada. Ela se chamavadaguerreotype, nome vindo do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre.
A primeira notícia sobre fotografia apareceu no jornal Gazette de France, em 06 de janeiro de 1839 – um pouco antes do governo francês anunciar a descoberta de Daguerre.
Embora existam controvérsias dizendo que outros inventores também criaram a fotografia (inclusive um francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence) o anúncio da invenção de Daguerre é que marca o dia mundial da fotografia.
A imagem destacada no início do post mostra a possível primeira foto feita com um daguerreótipo, pelo próprio Daguerre.

Já o dia nacional da fotografia possui bem menos fontes. Inclusive existem várias datas comemoradas ao redor do país. A data considerada na maioria dos calendários oficiais é dia 8 de janeiro. Alguns documentos mostram que o Daguerreotype chegou aqui no dia 16/01/1840. De qualquer forma, foi em janeiro de 1840 que a fotografia chegou ao Brasil e por isso nosso dia nacional do fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro. 




Leiam também nos links abaixo sobre fotografia:
http://lucidreira.blogspot.com.br/2014/08/dia-mundial-da-fotografia.html
http://lucidreira.blogspot.com.br/2013/08/esse-dia-e-comemorado-o-dia-mundial-da.html
http://lucidreira.blogspot.com.br/2013/01/homenagem-aos-que-tem-como-habito.html
http://lucidreira.blogspot.com.br/2011/08/homenagem-deste-blog-aos-fotografos-em.html
Fonte de imagens: Google, meramente ilustrativa.


1 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.