Quem sou eu

Minha foto
Sou Guerreira, romântica, poeta, escritora, paciente, prudente, perseverante, amante da natureza...

Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

21 de setembro de 2015

Dia mundial do Alzheimer

Em 21 de setembro é o Dia Mundial de Alzheimer, uma data escolhida pela Organização Mundial de Saúde ea Federação Internacional de Alzheimer. O objetivo desta celebração é para conscientizar sobre a doença e divulgar informações, solicitando o apoio ea solidariedade do público em geral, instituições e órgãos governamentais.
O que é a doença?
A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, degenerativa e irreversível, que causa prejuízo, desorientação e eventual morte intelectual. Nomeado após Alois Alzheimer, neurologista alemão que, em 1907, descreveu os sintomas de uma mulher de 48 anos, como um sério problemas de memória e as características neuropatológicas da doença de Alzheimer.
A doença começa insidiosamente com fraqueza, dores de cabeça, tontura e insônia leve. Irritabilidade e perda de memória grave. Os doentes queixam-se amargamente sobre os seus sintomas. A doença é ocasionalmente associado apoplégico ataque súbito seguido por hemiplegia. A perda progressiva da memória e da mente aparece mais tarde, com mudanças bruscas de humor, que vão desde a euforia leve e hypchondriasis exagerada, a doença leva à letargia e comportamento da criança. As diferentes características dos pacientes com paralisia geral, por um padrão organizado de comportamento e capacidade de raciocínio geral. (Dr. Alois Alzheimer)

Estima-se que, atualmente, existam no Brasil cerca de 700 mil pessoas com a Doença de Alzheimer (DA). Neste dia 21 de setembro é lembrado o dia mundial da doença, considerada um dos problemas neurológicos que mais afetam a população mundial. Contudo, muitas pessoas ainda apresentam muitas dúvidas em relação ao mal e como ele afeta os portadores.
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o mal é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível e não faz parte do processo normal de envelhecimento. No entanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento e o acompanhamento médico, mais chances há de se reduzir a progressão do problema.
Em razão disso, é importante que se conheçam os sinais que podem indicar a presença da DA. Confira os 10 indícios mais comuns do mal, segundo a ABRAz:
1. Perda de memória que afeta as relações pessoas

O esquecimento ocorre com mais frequência, sem que seja possível lembrar-se, por exemplo, de nomes, telefones, compromissos.

2. Dificuldade para executar tarefas domésticas
Atividades simples e rotineiras, como acender e apagar o fogão, são esquecidas, podendo oferecer risco.

3. Problemas com vocabulário

Ocorre o esquecimento de palavras comuns, podendo acontecer até a substituição por outras totalmente inadequadas.

4. Desorientação no tempo e espaço
Há dificuldade para localizar-se dentro da própria casa, em um determinado cômodo ou, ainda, para localizar a própria casa na rua onde vive.

5. Incapacidade para julgar situações
Caracterizada pela diminuição ou perda do senso crítico, levando a pessoa a ter comportamentos não usuais ou estranhos frente a outras pessoas.

6. Problemas com raciocínio abstrato
Quando existe , por exemplo, dificuldade para entender e controlar o próprio dinheiro, talão de cheques ou cartão bancário.

7. Colocar objetos em lugares errados
A pessoa guarda, por exemplo, o relógio no açucareiro ou um ferro elétrico na geladeira.

8. Mudanças de humor ou comportamento

Observam-se comportamentos de calma seguidos de choro ou sinais de raiva, sem nenhuma razão aparente.

9. Transformações de personalidade
A pessoa passa a demonstrar medo, complexo de perseguição, desconfiança ou confusão, por exemplo.

10. Perda de iniciativa
A pessoa torna-se muito passiva, necessitando de estímulos para voltar a se envolver em alguma atividade.
Fonte: www.me.gov.ar,   zerohora.clicrbs.com.br
Também se comemoram neste dia e nos que se seguem:

Dia da Árvore
21 de Setembro
Dia da Árvore
Dia do Fazendeiro
21 de Setembro
Dia do Fazendeiro
Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência
21 de Setembro
Dia Nacional de Luta
dos Portadores de Deficiência
Dia Nacional de Defesa da Fauna
22 de Setembro
Dia Nacional de Defesa da Fauna
Dia da Banana
22 de Setembro
Dia da Banana


2 comentários :

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    21 de setembro de 2015 11:38

    Uma das doenças mais terríveis q conheço ... ainda bem q estamos no bom caminho ...

  • fala serio Rah says:
    21 de setembro de 2015 12:01

    Olá,amiga(o)!
    Sou colaboradora do blog de divulgação Agenda dos Blogs e estou aqui para te avisar que está acontecendo o RECADASTRAMENTO dos blogs divulgados para 2016.Se você deseja ficar na nossa Lista de Cadastrados,passe na Agenda e faça o seu recadastramento na primeira postagem do blog.Deixe seu número de identificação ao comentar.Teremos projetos novos para 2016 e queremos que você venha interagir conosco. Temos o nosso grupo no FACEBOOK o Amigas(os) da Agenda, que está dividido em tópicos para melhorar a sua interação com os amigos.Temos também a troca de comentários no grupo chamado SUPER COMENTÁRIOS. Para entrar no grupo, chame a Magda Moreira inbox.Se você já fez o recadastramento, desconsidere esse aviso.Bjss!!
    Agenda dos Blogs

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.