Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

15 de setembro de 2015

Energia Eólica


O que é Energia Eólica?

O vento é causada por enormes correntes de convecção na atmosfera da Terra, impulsionado por energia térmica do sol. Isto significa que, enquanto o sol brilha, haverá vento.
Como se formam os ventos?
Isto pode ser explicado em termos simples, o ciclo de enrolamento por dia.
A superfície da Terra tem terra e água. Quando o sol aparece, o ar sobre a terra aquece mais rápido do que sobre a água. O ar aquecido é mais leve e que sobe.
O ar frio é mais denso e ele cai e substituiu o ar sobre a terra. À noite, acontece o inverso. Ar sobre a água é mais quente e sobe, e é substituído por ar mais frio da terra.
O ar em movimento (vento) tem enormes quantidades de energia cinética, e isso pode ser transferida em energia elétrica usando turbinas eólicas. O vento gira as pás, que giram um eixo que se conecta a um gerador e produz eletricidade. A energia elétrica é enviada através de linhas de transmissão e distribuição para uma subestação, em seguida, para residências, empresas e escolas.
As turbinas de vento não pode funcionar se não houver vento, ou se a velocidade do vento é tão alta que iria danificar.


As turbinas de vento são normalmente instalados em altos montes e serras para aproveitar os ventos predominantes.
Assim como um moinho de vento, turbinas de energia eólica têm sido em torno de mais de 1000 anos. Da Holanda para fazendas nos Estados Unidos, moinhos de vento foram utilizados para o bombeamento de água ou moagem de grãos.
Você sabia que ...
A maior turbina eólica do mundo, localizado no Havaí, fica 20 andares de altura e tem lâminas o comprimento de um campo de futebol.
Uma velocidade média do vento de 14 quilômetros por hora é necessário para converter energia eólica em eletricidade.
Uma turbina eólica pode produzir eletricidade suficiente para abastecer até 300 casas.
A primeira turbina de geração de energia foi construída em Ohio durante o final de 1800 e foi utilizada para carregar as baterias.
A energia eólica é o segmento de crescimento mais rápido de todas as fontes de energia renováveis.


O homem vive num oceano de energia. Ao redor dele a natureza trabalha constantemente, expendendo energia em tão inesgotáveis quantidades que dela o homem pode aproveitar apenas uma fração. As queda de água poderiam proporcionar força hidrelétrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem, embora ele use apenas 1 ou 2% dela. Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da água o faz agora.
A atmosfera da Terra age como uma gigantesca máquina térmica. Os raios do Sol, mais fortes no equador do que nas regiões polares, causa o aquecimento do ar tropical que se eleva, cedendo lugar ao ar polar mais frio que se move para tomar-lhe o lugar. Esse fluxo é constantemente perturbado pela rotação da Terra e por condições atmosféricas locais. O resultado é o vento. Esta força pode criar o sopro de uma ventania ártica, ou, ainda, a pavorosa fúria de um ciclone de 800 km por hora. Embora imprevisível e inconstante, mesmo assim o vento tem sido importante fonte de energia para o homem. Durante séculos o vento impeliu navios a vela e moveu moinhos.
Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V. Eles eram usados para bombear água para irrigação.
Energia Eólica
Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, uma moenda ou, em tempos mais modernos, um gerador de eletricidade.
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices tem o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia elétrica.
Os ventos quase incessantes de todo o litoral brasileiro, até agora aproveitados apenas para bombear água, em cataventos rústicos, passarão a ser usados para gerar energia elétrica. As pesquisas nessa área vêm sendo realizadas pelo Centro Brasileiro de Testes de Turbinas Eólicas (CBTTE), ligado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estima-se que até 2005 o país deva ter 1.600 turbinas eólicas.
energia eólica é atraente por não causar danos ambientais, e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.
 geocities.com
Fonte: www.eschooltoday.com

1 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.