Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

25 de fevereiro de 2016

Avanços nos estudos dos jovens Brasileiros

Levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação (TPE), baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, apontou que na última década houve um aumento no número de jovens com até 19 anos de idade que concluíram o Ensino Médio.
O País passou de uma taxa de conclusão de 41,4% em 2005 para 56,7% em 2014, isto é, avançou 15,4 pontos percentuais. Os resultados abarcam tanto alunos da rede pública quanto da privada. Entre 2013 e 2014, a taxa de conclusão da etapa na idade adequada (até 19 anos) cresceu 2,4 pontos percentuais.
O índice subiu em todas as regiões do Brasil entre 2013 e 2014. A melhora mais notável, entretanto, está na região Norte, que avançou 5,2 pontos percentuais.
O levantamento mostra também que, apesar das desigualdades terem diminuído de forma geral quando o recorte se refere à renda per capita, raça e localidade, as disparidades no acesso persistem. A discrepância entre os 25% mais ricos e os 25% mais pobres da população caiu de 62,4 pontos percentuais em 2005 para 48,1 pontos em 2014. Entretanto, a pesquisa lembra que mesmo se a taxa de conclusão dos 25% mais pobres dobrasse, ela não alcançaria o nível da faixa da população mais rica.
Quando o foco é raça/cor dos alunos, o destaque está entre a população parda, cuja taxa aumentou 19,8 pontos percentuais. Entre os pretos, o crescimento foi de 17,1 pontos, enquanto os brancos apresentam 12,3.
A conclusão do Ensino Médio cresceu mais no campo nos últimos dez anos do que nas cidades brasileiras. O crescimento foi de 21,2 pontos percentuais na zona rural ante 13,1 pontos percentuais nas áreas urbanas.
Fonte: Carta Capital,

A matéria abaixo foi publicada no Blog de Robson Sampaio em 20 de fevereiro de 2016:

O aumento na porcentagem de jovens que conclui o Ensino Médio até os 19 anos dobrou nos últimos 10 anos. A notícia foi comemorada pelo Líder de Governo, Waldemar Borges (PSB), no Pequeno Expediente de quinta (18). O índice de jovens que concluem esse nível de ensino partiu de 27,2% em 2005 para 56,3% em 2014.
“Esse feito ganha ainda mais relevância quando é somado às outras conquistas da rede pública de ensino de Pernambuco. Isso é fruto do esforço que começou com a decisão do governador Eduardo Campos em tornar a educação pernambucana referência nacional”, considerou.  “Estávamos na 16ª posição no ranking do IDEB, e agora estamos no quarto lugar, e temos a maior rede de escolas integrais no Brasil”, relatou Borges.

O deputado também registrou que uma equipe  de alunos de Escolas de Referência de Ensino Médio (Erem) do Estado irá participar da Olimpíada de Matemática da Universidade de Harvard-MIT, em Cambridge, nos Estados Unidos. O grupo é composto de alunos da Erem Sizenando Silveira, localizada no Recife, e das escolas Arnaldo Carneiro Leão e Padre Osmar Novaes, em Paulista. A competição em Harvard ocorre no próximo sábado 20 de março de 2016.

1 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.