Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

24 de abril de 2016

Hipertensão Arterial

O que é Hipertensão Arterial ou Pressão Alta?

É quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte,ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que saem do coração e levam o sangue oxigenado com nutrientes para todas as células do organismo.

Existe um valor estabelecido para se diagnosticar pressão alta?

Um indivíduo pode ser considerado hipertenso quando sua PA máxima fica igual ou maior que 14 (140 mmHg) e a PA mínima igual ou maior que 9 (90 mmHg).Entretanto podemos afirmar que o ideal é mantermos a PA máxima em 12 (120 mmHg) e a PA mínima em 8 (80 mmHg),a famosa medida 12 x 8.
A partir desses níveis a pressão começa a causar alterações em órgãos importantes do nosso organismo como:coração, rins,cérebro,artérias e olhos.

Por que uma pessoa apresenta pressão alta?

Porque, inicialmente a Hipertensão Arterial não apresenta nenhum sintoma e muitas vezes os sintomas a ela atribuídos, como:dor de cabeça, sangramento pelo nariz, tonturas, falta de ar e outros, nem sempre são causados por ela.
E apesar disto, esta “INIMIGA SILENCIOSA”, aumenta o risco da pessoa ter um infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência cardíaca, insuficiência renal e comprometimento da visão por lesões na retina

Por que a pressão alta é perigosa?

O principal fator é hereditário (o indivíduo herda da família o risco de vir a desenvolver hipertensão).Além destes fatores de risco incontroláveis, fatores ambientais podem aumentar a chance de instalação da hipertensão Arterial.
Alguns fatores ambientais: ingestão excessiva de sal, acima de 6 (seis) gramas diárias, aumento de peso, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica, estresse, tabagismo e uso de alguns medicamentos.

Após feito o diagnóstico de Hipertensão Arterial,como tratá-la?

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou não, isso vai depender dos níveis de sua pressão arterial, do comprometimento ou não de determinados órgãos e da presença de outras doenças.Portanto, quem pode decidir isso é somente o seu médico.

Hipertensão Arterial

Como você pode colaborar para o sucesso do tratamento modificando alguns de seus hábitos
Alimentação
Diminuir o sal da comida, nunca ultrapassar seis gramas por dia, ou seja, uma colher das de chá para toda a alimentação diária.
Retire o saleiro da mesa e use temperos naturais como: limão, cebola, alho e cheiro verde
Peso (NÃO PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE)
O excesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão, se você está com o peso acima do normal, ou seja, índice de “massa corpórea” acima de 25 Kg/m2, deve iniciar um programa de redução de peso no qual a ingestão de alimentos de baixo valor calórico deve ser a regra.Evite dietas milagrosas, use sua criatividade, o correto é consumir alimentos de todos os grupos (cereais integrais,frutas,legumes, carnes leite e derivados), variando o máximo que puder para não faltar nutrientes.
Fórmula para se calcular o índice de massa corpórea:
peso/alturaxaltura=massa corpórea
Exemplo: Um indivíduo com 98Kg e 1,75m = 32Kg/m2
A massa corpórea desse individuo é igual a 32 Kg/m2
Portanto está com o peso acima do normal.
Sedentarismo
Abandone o sedentarismo.passe a fazer uma caminhada regularmente de no mínimo,30 minutos todos os dias ou,pelo menos, quatro vezes por semana.
Os melhores exercícios para hipertensos são: caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta.Exercícios como halterofilismo e musculação não são recomendados para hipertensos.
Bebidas Alcoólicas
O uso excessivo de bebidas alcoólicas, eleva a pressão arterial.Por isso, para os homens, o uso de bebidas destiladas (uísque, vodka, água ardente, etc...) não deve exceder 60 ml ao dia, o vinho não deve exceder 240 ml, e a cerveja 720 ml.
Com relação às mulheres e indivíduos de peso baixo, a ingestão alcoólica não deve ultrapassar a metade da permitida para os homens.Se você não consegue se enquadrar nesses limites, sugere-se o abandono de bebidas alcoólicas.Pois além de fazer subir a pressão o álcool é uma das causas de resistência ao tratamento anti-hipertensivo, causando gastrite, problemas no fígado, coração, cérebro, isso tudo sem contar com os problemas sociais provocados pela bebida.
Tabagismo
O tabagismo é o mais importante fator de risco, previnível para a doença cardiovascular, sendo responsável por um em cada seis óbitos, pois a nicotina aumenta a pressão arterial e acelera a progressão da aterosclerose (depósito de gordura nas paredes das artérias).Portanto abandonar o tabagismo deve ser a primeira providencia do hipertenso.
Estresse
Para cada pessoa as causas do estresse podem ser diferentes.O melhor a se fazer é, se possível, identificar o motivo que está gerando a tensão e elimina-lo.Deve-se administrar esse problema de maneira mais harmônica.
Atividades de Lazer
Identifique uma atividade que lhe da prazer, como ler, pintar, bordar, participar de atividades sociais ou de grupos de relaxamento
Fonte: www.sauderenal.com.br

1 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.