Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

17 de setembro de 2016

Excesso de e-mail no trabalho cousa estresse

Sobrecarga de e-mails no trabalho aumenta estresse, diz estudo.
Trocar muitos e-mails prejudica rendimento no trabalho e causa estresse no funcionário.

O excesso de e-mails nas empresas está relacionado com o aumento de estresse dos trabalhadores, assim como com a perda de produtividade das companhias, alerta um estudo da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. "O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa", disse nesta segunda-feira (10) a professora responsável pela pesquisa, Caroline Sauvajol-Rialland.

Os spams, as newsletters e as mensagens eletrônicas internas contribuem para a saturação dos trabalhadores que, ao chegar a cada dia no trabalho, precisam organizar todos as informações. A pesquisadora adverte que o fenômeno da "infobesidade", termo popularizado em 1970 pelo escritor americano Alvin Toffler em seu romance Future Shock, representa uma ameaça tanto para a qualidade de vida dos trabalhadores como para a produtividade das empresas. 

Segundo Caroline, mais de 90% das pessoas com responsabilidades nas empresas acreditam que o fluxo de informação que administram é excessivo. Deste total, 70% admitem que estão saturados de manejar tais dados. A "sobrecarga de informação" provoca, também, interrupções a cada sete minutos aproximadamente, e cada trabalhador usa 30% de sua jornada de trabalho para atender chamadas ou responder a e-mails que cada vez mais exigem imediatismo, o que faz o próprio empregado contribui para o aumento de troca de informação, explicou Caroline.

"Se um trabalhador passa tanto tempo administrando as mensagens, essa atividade pode chegar a se sobrepor à atividade principal da empresa", disse Caroline.

Nesse momento, as novas tecnologias criadas para tramitar de maneira mais simples e eficaz o fluxo de informação estariam tendo o efeito contrário. "Algumas empresas oferecem treinamento especial para seus funcionários sobre como usar novas tecnologias para gerenciar de forma eficiente a informação", afirmou Caroline.

Algumas empresas, inclusive, chegaram a propor que seja proibido receber e-mails no período pós-trabalho. "É preciso reconhecer o direito ao intervalo", defende a pesquisadora, para quem o uso de computador ou outros dispositivos móveis para receber mensagens da empresa fora do horário de trabalho "aumenta o estresse" e "mina" a produtividade da companhia. 

Fonte: EFE

Republicando, texto bem atual.

5 comentários :

  • Pedro Luis López Pérez says:
    21 de setembro de 2012 09:27

    Creo que una cosa u otra.
    Trabajando debemos centrarnos en lo que estamos.
    ¡Ay!¡Aquellos correos postales! Desde luego eran más relajantes.
    Un abrazo, Lu.

  • Anne Lieri says:
    21 de setembro de 2012 17:41

    Lu,se email demais é cansativo em casa,imagine no trabalho!Só para tirar os spams e separar o joio do trigo,levo uns tres dias!...rss...excelente artigo!bjs e meu carinho,

  • Olinda Melo says:
    22 de setembro de 2012 21:20


    Olá, Lu Cidreira

    Esta é a realidade dos nossos dias: excesso de informação. Se não houver uma selecção criteriosa nada feito. O problema é que realmente os e-mails consomem muito tempo e à velocidade a que a coisa acontece é mesmo de causar stress. E quem envia um e-mail espera receber logo resposta...

    O que fazer?

    Um bom fim de semana.

    Abraço

    Olinda

  • Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz says:
    24 de setembro de 2012 19:24

    eu só uso e-mail para fins pessoais e comerciais ... e está de bom tamanho né? rs

  • nandarilha says:
    1 de março de 2013 16:05

    Canso de deletar e-mails aqui na empresa que não tem nada a ver com o trabalho... realmente, tudo em excesso causa desconforto e estresse.

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.