Follow by Email

Minha lista de blogs

Dias de Vida do blog

Total de visualizações de página

2 de dezembro de 2016

Dia Nacional do Samba

02 de Dezembro

A ideia de se estabelecer um dia para homenagear o samba surgiu no encerramento do I Congresso Nacional, realizado entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro de 1962, onde se consagrou o Dia do Samba.
Criada por decreto-lei a data é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que ao longo de muitos anos fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira.
O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional aprovou, em 9 de outubro de 2007, em votação de seu conselho consultivo, o samba carioca como patrimônio cultural imaterial do Brasil, nas suas três principais formas de expressão: o partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo.

TREM DO SAMBA

O “Trem do Samba” mantém a tradição nas comemorações do Dia Nacional do Samba. Rodas de Samba e grupos tradicionais cariocas ocupam os vagões de trens numa festa super animada, da Central do Brasil a Oswaldo Cruz.

dia do Samba, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara “Aquarela do Brasil”, com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil.
Esta foi a data que ele (Ary Barroso) visitou Salvador pela primeira vez.
A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba.
Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro.

História Dia Nacional do Samba

Dia Nacional do Samba foi criado por um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso que já havia interpretado grandes sucessos como “Na Baixa do Sapateiro” mas que nunca havia pisado na Bahia.
No dia 02 de Dezembro em uma visita do compositor a Bahia, o vereador então criou esse dia em homenagem ao compositor e a memória do Samba.
Atualmente apenas duas cidades no Brasil costumam comemorar esse dia, Salvador e Rio de Janeiro, realizando eventos em homenagem ao dia e aos músicos.

Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".
O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.
Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data.
A homenagem do vereador baiano ao mestre da música Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.

Fonte: visaocarioca.com.br,  www.obaoba.com.br
Imagem: Google, meramente ilustrativa.

Neste dia e no que segue também comemora-se:

02 de Dezembro
Dia Nacional da Astronomia

02 de Dezembro
Dia Nacional das Relações Públicas

02 de Dezembro
Dia Pan-americano da Saúde

03 de Dezembro
Dia Nacional de Combate à Pirataria

03 de Dezembro
Dia Internacional do Deficiente Físico

0 comentários :

Comentários atuais

Seguidores

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Uol

Gostou do Blog? Então doe um drinque?

Estamos no Google+

Google+ Followers

Lançamento do livro de Rita Cidreira

Lançamento do livro de Rita Cidreira
Os maus tratos vividos em um casamento conturbado de uma mulher bem sucedida na vida vão transformar sua vida e viver um dilema de sentimentos. Ela luta com a ajuda da família, para solucionar o problema e se renova buscando a força necessária, para reviver uma nova historia, encontrado no acaso, através da ajuda de um homem desconhecido a força do amor que ira desabrochar e vai mudar toda sua vida. A mudança de um homem, que por causa de um atropelamento, ressurge, emerge para o brilho da vida e persevera, perseguindo seu real objetivo, para viver seu grande amor. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar para prosseguir o seu caminho. Categorias: Romance, Poesia, Ficção e Romance, Ficção Palavras-chave: a, amor, do, força, fronteiras., sem. Clique na imagem que levará ao Clube dos Autores e adquira seu exemplar.